EDUCS lança seis novos livros em junho, sendo 5 impressos e um e-book

A Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS) lançou recentemente seis novos títulos, de diferentes áreas do conhecimento. São obras de Educação, Filosofia, Ciência Política, dentre outras temas. Confira abaixo a relação de obras:
Organizado por: Bárbara Roncen, Fernanda Pessi, Guilherme B. Guzzo, Julia Dani
Uma das grandes belezas da ciência é a quantidade e a ubiquidade do que chamamos de seus “produtos” Desde as ideias interessantes que vão ser tiradas do papel até as hipóteses e teorias que decifram e explicam o mundo ao nosso redor, e, finalmente, as criações e invenções próprias do empreendimento científico: celulares, vacinas, aviões, trens, submarinos, estações espaciais e telescópios, que enxergam os primórdios do Universo em que vivemos. Como encaixar e transmitir, porém, tamanha riqueza dentro de um ano letivo? É isto que a obra tenta responder.
Área de Preservação Permanentes em Área Urbana
Autor: Eduardo Echevenguá Barcellos
Historicamente, as Áreas de Preservação Permanente (APP) às margens dos cursos da água, em zona urbana, foram ocupadas por meio do processo de urbanização, e ainda hoje ocorrem ocupações irregulares, o que gera conflitos e processos judiciais que poderiam ser evitados com a difusão de conhecimento acerca do tema e a atuação responsável dos legisladores municipais e do poder executivo municipal, colaborando com informações adequadas e educação ambiental da população. Muitos questionamentos podem surgir sobre o tema. Por que não posso utilizar a minha propriedade na sua plenitude? Onde está o meu direito à moradia? Qual a segurança jurídica na manutenção da construção realizada em APP? Poderia a administração municipal legislar reduzindo essas áreas, favorecendo a permanência ou novas construções? Enfim, esses e outros questionamentos podem surgir na leitura deste livro, escrito por meio de uma pesquisa qualitativa, com método de abordagem dialético e métodos de procedimento histórico e monográfico. A coleta de dados se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental e os resultados são apresentados de modo descritivo e interpretativo.
Gatos pelados x galinhas gordas
Autora: Giana Lange do Amaral
A tese e sua atualidade residem na centralidade do olhar da pesquisadora na participação discente, analisando as diferenças ideológicas e educacionais existentes das duas instituições escolares mais antigas, e ainda em funcionamento, na cidade de Pelotas (RS): o Colégio Gonzaga (Galinhas Gordas), de ensino católico, e o Colégio Pelotense (Gatos Pelados), de ensino laico, criado pela Maçonaria. O clima de disputa ideológica entre a Igreja Católica e a Maçonaria em Pelotas, e também no Brasil, a partir de 1930, transferiu-se de forma peculiar para os estudantes até os anos 1960, período abarcado pela pesquisa.
Organizado por: Everaldo Cescon e Idalgo José Sangalli
Uma obra coletiva em comemoração aos 60 anos de existência do Curso de Filosofia da UCS, que reúne contribuições de egressos, de ex-professores, de professores e de pesquisadores do curso de Filosofia (bacharelado e licenciatura). Traz relatos e reflexões sobre a importância da Filosofia para a constituição e missão da UCS na comunidade regional, para a formação de pessoas com espírito crítico e humanista, para desempenhar com excelência as funções profissionais, nos diferentes âmbitos de atuação dos egressos e, por fim, para a educação democrática da sociedade.
Por que somos poucas? Mulheres eleitas a mandatos públicos
Autora: Marisa Formolo Dalla Vecchia
A luta pelo reconhecimento de direitos é também um fator de justiça e tem acompanhado a vida pessoal e profissional da autora desde a infância, quando não possuía os conceitos, mas percebia que estava inadequado e até injusto viver com tanta diferença nas condições de vida cotidiana. Aos poucos, Marisa Formolo Dalla Vecchia foi absorvendo uma clareza maior dessa situação e lutando para superar a invisibilidade e a exclusão de conhecimento. Uma luta intrínseca à luta pelo significado da vida. É nessa contextualização que sua tese foi produzida, com foco nas mulheres na política. Os teóricos que ajudaram a criar argumentos são vários, como Nancy Fraser, Axel Honneth, Paul Ricoeur, Bernaro Lahire, Hannah Arendt e Paulo Freire.
Trilhas da inovação pedagógica: experiências com projetos na rede pública municipal de Nova Prata-RS
Organizado por: Julsemina Zilli Polesello e Sandro de Castro Pitano
Esta obra, composta por textos oriundos da atuação inovadora de docentes que integram a Rede Pública Municipal de Educação de Nova Prata (RS). As experiências aqui reunidas foram identificadas por meio da pesquisa intitulada "Implantação da pedagogia de projetos no ensino fundamental: desafios, limites e possibilidades para a inovação pedagógica em tempos de pandemia”. A compreensão de inovação que permeou a elaboração da pesquisa, cujo livro é resultado, considera que a melhoria ou a mudança nas práticas pedagógicas existentes é condição para qualificar as aprendizagens e obter resultados mais satisfatórios na Educação ofertada. A inovação é parte intrínseca de uma sociedade em constante transformação, por isso os currículos devem refletir as curiosidades e as necessidades dos alunos bem como os conhecimentos desenvolvidos na escola precisam ter sentido, significado e aplicabilidade em diferentes situações do cotidiano.