EdUEMG lança “Movimentos …

EdUEMG lança “Movimentos sociais e educação: mútuas influências”

8.png

Escrito por Marcel de Almeida Freitas e Inês de Oliveira Noronha, o livro digital “Movimentos sociais e educação: mútuas influências” pode ser baixado gratuitamente no site da EdUEMG. A obra investiga as relações entre os denominados “novos movimentos sociais” e o campo educacional.

Embora discuta, primordialmente, os movimentos progressistas, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o LGBTQIA+, o título também apresenta coletivos de caráter conservador e reacionário, como o Escola sem Partido e o neopentecostalismo, cujos impactos vêm se mostrando bastante ativos na história recente do Brasil.

Os autores se dedicam ao entrelaçamento das discussões educacionais e dos movimentos apresentados, contemplando a educação informal (a presença das religiões no cotidiano dos sujeitos, por exemplo) e a escolar (como projetos de lei que buscam coibir a discussão de certas temáticas na escola). A publicação analisa, ainda, a educação realizada intencional ou espontaneamente nos movimentos sociais, bem como as influências e tensões que eles lançam sobre a educação formal.

O livro é a segunda publicação das coleções Desafios para o Século XXI, que tratam dos principais impasses enfrentados pela sociedade contemporânea nos campos democrático-social, tecnológico e ambiental, visando à discussão dessas temáticas no espaço acadêmico.

Compartilhe esta Publicação: