EdUERJ lança “Disputas …

EdUERJ lança “Disputas Festivas” na Livraria da Travessa, no Rio

2.png

Na próxima sexta-feira, 25 de agosto, às 19h, a Livraria da Travessa de Botafogo, no Rio de Janeiro, recebe o lançamento de “Disputas Festivas – festas reais do Rio de Janeiro colonial e mundo atlântico português (1750 – 1795)”, coedição entre a EdUERJ e a Editora UFMG. Na ocasião haverá uma mesa com a autora Roberta Martinelli e Barbosa e com a professora da UFF, Maria Fernanda Bicalho.

Fruto de pesquisa na área da História, o livro analisa as festas em homenagem à monarquia portuguesa que ocorreram na cidade do Rio de Janeiro e em outros espaços do império português durante a segunda metade do século XVIII.

As festividades representavam o poder monárquico, com o propósito de fortalecer nos colonos os laços de submissão ao rei português. Não obstante esse caráter oficial, elas foram cenários de diálogo social intenso, conflito e manifestações culturais de diferentes segmentos da sociedade.

A primeira parte de “Disputas Festivas” contempla os eventos realizados pela aclamação do rei D. José I, no ano de 1750, em localidades do espaço atlântico português de então, como Lisboa, Luanda e Pernambuco. O modelo festivo adotado por Lisboa era intencionalmente delimitado como padrão, mas dialogava com as realidades locais e se expressava de diferentes maneiras.

Na segunda parte, o livro investiga as festividades na cidade do Rio de Janeiro ao longo do século XVIII. A autora procura evidenciar como segmentos como escravizados, libertos, pardos, mulheres de diferentes ofícios, poetas e artesãos - entre outros – conseguiam nessas ocasiões manifestar suas identidades e fortalecer suas representações sociais.

O estudo revela aspectos das relações de poder, hierarquia social e identidades culturais que, além do valor histórico, propiciam uma reflexão sobre o desenvolvimento e o presente da sociedade brasileira.

Compartilhe esta Publicação: