EdUERJ lança “Para …

EdUERJ lança “Para além dos autos”

11.png

Na sexta-feira, 1º de dezembro, a EdUERJ lança o “Para além dos autos: Leituras transversais dos conflitos familiares no judiciário”, organizado por Anna Paula Uziel, Roberta Gomes Nunes e Eduardo Ponte Brandão.

O lançamento ocorre às 19h, na Blooks Livraria, na Praia de Botafogo, 216, no Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião, com base nos temas abordados no livro, os autores irão debater aspectos inerentes ao desenvolvimento dos conflitos familiares no judiciário nacional.

A crise na família – e a separação como consequência – muitas vezes expõe as fragilidades de uma sociedade cuja violência atinge principalmente crianças e mulheres. Compreender os valores relacionados a esses conflitos e as visões de mundo que embasam as decisões judiciais é justamente a proposta do livro da Editora da UERJ.

A publicação interessará não só aos profissionais de direito e equipes que os assessoram, compostas por psicólogos e assistentes sociais e outras carreiras, mas também a quem busca uma reflexão mais profunda sobre o conceito de família nos dias de hoje.

Sob o prisma das ciências humanas e sociais, “Para além dos autos” aborda situações relacionadas aos conflitos familiares, tais como disputas sobre guarda dos filhos ou manutenção financeira, o racismo ou preconceito de gênero e a alienação parental, isso sem se furtar a tocar em temas bastante sensíveis como abuso sexual ou feminicídio. Além disso, estimula reflexões sobre as interfaces entre psicologia e justiça, a aplicação da Lei Maria da Penha, o peso do cárcere na Justiça da Família, o impacto legal das novas tecnologias e o sofrimento judicial, entre outros.

Compartilhe esta Publicação: