Edufba lança obra …

Edufba lança obra que debate pós-colonialidade no Sul Global

5.png

Teoria social e desafios pós-coloniais”, obra lançada pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), é fruto de um esforço intelectual coletivo para fazer avançar as reflexões sobre modernidade, colonialidade, racismo e sexismo, dependência, fazer teórico no Sul Global, democracia, violência, ferida colonial e imaginário cultural. Organizada por Ricardo Pagliuso Regatieri e Lucas Amaral de Oliveira, professores do departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFBA, a obra nasce de um ciclo de atividades públicas organizadas pelo PERIFÉRICAS – Núcleo de Estudos em Teorias Sociais, Modernidades e Colonialidades da UFBA.

A perspectiva pós-colonial tomada pelos autores convidados permite desafiar a pretensão de universalidade da razão europeia, fechada em si e autossuficiente, ao mesmo tempo em que reatualiza constantemente seus diagnósticos das colonialidades persistentes. Não se limita, no entanto, a entender a colonialidade como expansão político-militar do passado, abarcando formas atuais e movediças de dependência, colonização e imperialismo. Nisso, “Teoria social e desafios pós-coloniais” se singulariza no cenário das publicações sobre o tema. O livro convida a abandonar o hábito de ceder nossa voz a outros supostamente mais qualificados e eloquentes, ou de delegar a terceiros nossas imaginações sociológicas e nossa criatividade teórica e epistemológica.

Essas reflexões estão organizadas em três blocos temáticos: “Sul Global e novos desenhos epistemológicos”; “Crítica e releitura das tradições” e “Ferida colonial e colonialidades”, em textos desenvolvidos por 16 autores.

O livro pode ser adquirido enviando uma mensagem para o WhatsApp (71) 99732-6726, um e-mail para coedufba@ufba.br ou acessando o catálogo da Edufba na Amazon.

Compartilhe esta Publicação: