ABEU participa de workshop sobre acesso aberto e bibliodiversidade

Diretor de difusão editorial da Associação representará entidade

Em 19/04/2021 18:11
Atualizado em 19/04/2021 18:34

Notícia por ABEU

ABEU participa de workshop sobre acesso aberto e bibliodiversidade

O workshop “Publishers and Publishing Stances: a Contribution to Multilingualism and Bibliodiversity” acontece nesta quinta-feira (22), às 10h, via Zoom. Promovido pela Associação Portuguesa de Editoras do Ensino Superior (APEES), em conjunto com a OPERAS (open scholarly communication in the european research area for social sciences and humanities), o evento contará com a participação do diretor de difusão editorial da ABEU, Jézio Hernani Bomfim Gutierre. A transmissão apresentará os resultados e recomendações do primeiro estudo multi-institucional sobre Open Access Diamond Journals (periódicos em acesso aberto que são gratuitos para autores e leitores), e também discutirá o panorama das editoras acadêmicas ibero-americanas. Os participantes incluem presidentes e representantes de associações de Portugal, Espanha, Brasil e da América Latina e Caribe.

O workshop será dividido em dois painéis. O primeiro, dedicado à apresentação do relatório do estudo Open Access Diamond Journals, terá como palestrantes Arianna Becerril-García (Universidad Autónoma del Estado de México, Redalyc) e Pierre Mounier (OpenEdition, OPERAS), com moderação de Delfim Leão (Universidade de Coimbra, OPERAS). O estudo foi encomendado pela coAlition S e financiado pela Science Europe, a fim de obter uma melhor compreensão do cenário do acesso aberto dos "diamond journals".

O segundo painel reúne representantes de associações de editoras acadêmicas latino-americanas e ibéricas para discutir como seus países podem contribuir para impulsionar o multilinguismo e a bibliodiversidade na publicação acadêmica. O painel terá a participação de João Caetano (Universidade Aberta, APEES), Ana Isabel González (Universidade de Oviedo, UNE), Jézio Hernani Gutierre (Universidade Estadual Paulista, ABEU) e Sayri Karp Mitastein (Universidade de Guadalajara, EULAC). A moderação será feita por Margo Bargheer (Universität Göttingen, AEUP).

Para assistir, é preciso fazer um pré-cadastro aqui.


Tags da postagem

ABEU ebook e-book live