Carta aberta da ABEU em defesa da democracia

Editores universitários se posicionam em defesa do conhecimento científico e contra o autoritarismo

Em 23/10/2018 10:37
Atualizado em 23/10/2018 14:52

Opinião por ABEU

Carta aberta da ABEU em defesa da democracia

Neste momento político da história brasileira, em que a liberdade individual e os direitos conquistados pela classe trabalhadora estão ameaçados pelas propostas defendidas por uma das candidaturas à Presidência, todo cidadão ou entidade de interesse público, por dever cívico e moral, tem a obrigação de se manifestar em defesa da democracia.

É justamente sob essa égide que a Associação Brasileira das Editoras Universitárias declara seu apoio radical à democracia e repudia veementemente as posturas retrógradas e protofascistas que ameaçam a convivência social harmônica, evidenciadas nas inúmeras propostas, declarações, atitudes e práticas de uma das candidaturas.

A mesma barbárie intelectual que almeja proteger privilégios e despreocupadamente estigmatiza amplas parcelas da população, desautoriza o livre exercício do pensar e, assim, subtrai o solo em que frutifica a publicação acadêmica.

Temos a consciência do nosso papel histórico de enfrentamento contra toda a opressão e censura da ditadura militar, manifestada no cerceamento à livre produção e circulação de conhecimento científico e no perverso esfacelamento das instituições de ensino e pesquisa, que causaram incalculável prejuízo ao progresso e ao desenvolvimento do País e de seu povo.  Novamente, esta conjuntura de má lembrança ameaça subjugar a cultura e a educação, alijando o brasileiro de seus direitos e, assim, não é possível calar a nossa voz.

Dolorosamente cientes desse fato e na qualidade de protagonistas essenciais na dinâmica da comunicação científica, nós, editores universitários, conclamamos a todos a que resistam ao retrocesso e autoritarismo incongruentes com um futuro socialmente mais justo e digno para o País.

Tags da postagem

Eleições democracia conhecimento ABEU Nível de Informação Nível de Comunicação editores universitários