Conversa com a nova diretoria da ABEU - Cezário Paulino

Conversa com a nova diretoria da ABEU - Cezário Paulino

Em 06/07/2015 00:00

Notícia por ABEU

Conversa com a nova diretoria da ABEU - Cezário Paulino

Para esta primeira semana de julho, trazemos uma breve conversa com mais um membro da atual diretoria da ABEU. Cezário Paulino Bezerra de Queiroz é Diretor da Região Norte na ABEU e atual Diretor da Editora da Universidade Federal de Roraima. Ele mostra sua visão sobre os desafios para integrar as editoras nortistas e como garantir uma melhor distribuição dos livros para todos demais estados do país.

1.Ao longo dos últimos anos, as editoras universitárias têm crescido e ganhado visibilidade em todas as regiões do país. Mas, logicamente, algumas áreas do Brasil ainda apresentam um maior volume de atividade acadêmica, o que é reflexo da concentração de instituições de Ensino Superior no Sul e Sudeste. Neste sentido, quais os principais desafios das editoras do Norte para ganhar mais espaço em todas as regiões brasileiras?

Acreditar no seu potencial de publicações e fortalecer parcerias com o PIDL (Programa Interuniversitário para Distribuição de Livro), seja com as editoras da região Norte e/ou com as demais, essa integração é fundamental para ações de cooperativismo entre os Associados.


2. A região norte, apesar de ser a maior em território, congrega um número pequeno de editoras universitárias. Como diretor dessa região, quais você acredita que devam ser os esforços para aumentar a integração das editoras?

Hoje a UFRR é referência nos estudos da Guyanas. Muitos acadêmicos estrangeiros, ou não, querem saber sobre as Guyanas. Realizar esforços com as demais editoras da Região Norte para que todos venham a participar da disseminação desse conhecimento é nossa principal missão. A questão é força de vontade de se tirar do papel as articulações do PIDL (Programa Interuniversitário para Distribuição de Livro) e/ou Permuta de livros.

3. O senhor acredita que as editoras universitárias devem servir de janela para as atividades regionais? No caso, as editoras do Norte devem ter o papel de levar ao resto do país a cultura e as riquezas desta região?

Sem dúvidas, é imperativo fomentar cada vez mais a pesquisa e tirar de dentro de seus muros essas publicações, seja de modo regional ou local, seja na região Norte ou nas demais regiões.


Tags da postagem

Ordem e Eficiência Comportamento Social Nível de Informação