Editora Argos entrevista autor de "Dizer o que não se deixa dizer: para uma filosofia da expressão”

Rodrigo Duarte falou sobre a obra e outros trabalhos

Em 31/08/2020 15:13
Atualizado em 31/08/2020 19:35

Entrevista por ABEU

Editora Argos entrevista autor de "Dizer o que não se deixa dizer: para uma filosofia da expressão”

Na última semana, a Argos Editora da Unochapecó convidou o autor Rodrigo Duarte para falar sobre sua obra, “Dizer o que não se deixa dizer: para uma filosofia da expressão”, lançada pela editora. Duarte foi entrevistado pela editora e falou ainda sobre suas pretensões e outros trabalhos que já desenvolveu como pesquisador. 

O livro coloca em cena o conceito de expressão, tema que surgiu como interesse para o autor desde a metade da década de 1990. Com o passar dos anos, Duarte dispunha de uma coleção de ensaios sobre esse tema, abordando-o de diferentes perspectivas e com enfoques diversos , sendo que o surgimento do livro se deu a partir de uma retomada, revisão e adaptação desse material, com o objetivo de oferecer ao leitor uma abordagem prévia do que chamo “filosofia da expressão”. 

Para o autor, a obra é uma contribuição válida para chamar a atenção das pessoas sobre  a contraposição entre comunicação e expressão. "Uma das ideias norteadoras do livro é a contraposição entre comunicação e expressão, sendo que a primeira tem uma conexão direta com a cultura de massas e a segunda diz respeito mais às artes e a um tipo de filosofia que critica de modo contundente a manipulação das pessoas. Essa, sob o pretexto de oferecer entretenimento de fácil acesso às fatias mais amplas da população, tem sido responsável por uma erosão da democracia, não apenas no Brasil, mas em todo mundo. Nesse sentido, me parece ser uma contribuição válida chamar a atenção do maior número possível de pessoas para essa manipulação, de modo a, na pior das hipóteses, mantê-la sob o controle das instituições que preservam o Estado Democrático de Direito.", afirmou. 

Confira a entrevista completa no site da Argos Editora.


Tags da postagem

Argos