Editora Unesp lança livros que refletem sobre diferentes autores

Livros falam de escritores como Rousseau e Monteiro Lobato

Em 10/08/2018 12:32
Atualizado em 13/08/2018 14:46

Notícia por ABEU

Editora Unesp lança livros que refletem sobre diferentes autores

Em agosto, a Editora Unesp apresenta mais 3 novos livros. Primeiro, "A retórica de Rousseau e outros ensaios", de Bento Prado Jr., reúne oito ensaios sobre a obra do filósofo francês Jean-Jaques Rousseau. Para Thomaz Kawauche, que assina as orelhas do livro "este livro pode ser lido de duas maneiras: uma, mais evidente, como interpretação unitária da obra de J.-J. Rousseau na perspectiva da relação entre retórica e verdade; outra, mais geral, como reflexão ensaística sobre a linguagem nos registros comuns aos discursos da literatura e da filosofia".

Outro lançamento da editora é "Figuras de autor, figuras de editor: as práticas editoriais de Monteiro Lobato". A partir de diversos arquivos, que vão de contratos e cartas a ofícios e processos, a jornalista e doutora em teoria e história literária Cilza Carla Bignotto caminha pela trilha que levou Monteiro Lobato à posição de editor após sua consolidação como patrimônio da literatura nacional. A pesquisa não apenas registra os sucessos e fracassos editoriais de Lobato, mas também fundamentalmente esclarece seus métodos, estratégias e processos, muitos deles inovadores no cenário editorial brasileiro.

O último lançamento trata-se de um "livro sobre livros". "Histórias de livros perdidos", de Giorgio van Straten. Nele, o autor revela livros – Byron, Gógol, Hemingway, Walter Benjamin e Sylvia Plath são alguns dos autores – que sofreram os mais variados tipos de perdas: destruição por insatisfação de seus autores, circunstâncias adversas, como a guerra, censura de outros e de si mesmos, incêndios, roubos e, claro, a vontade suprema dos herdeiros, os únicos capazes de controlar o destino do trabalho de seus mortos.

 


Tags da postagem

escritores Filosofia literatura dilma roussef romance Conhecimento da Humanidade Nível de Informação Nível de Comunicação bento prado jr