Editora Unesp publica livro que discute a Revolta da Vacina

Autor era professor de História Moderna e Contemporânea da USP

Em 19/07/2018 16:56
Atualizado em 23/07/2018 11:04

Notícia por ABEU

Editora Unesp publica livro que discute a Revolta da Vacina

"A revolta da vacina: mentes insanas em corpos rebeldes", de Nicolau Sevcenko, explora o caos urbano que se apossou da cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, a partir da campanha de vacinação autoritária promovida por Oswaldo Cruz.

O autor mostra que por detrás do discurso da saúde pública, houve também uma série de manobras encabeçadas pelo prefeito Pereira Passos para "empurrar os pobres para as franjas da cidade".

Este volume conta com posfácio do autor à edição de 2010 e fotos do alagoano Augusto Malta – fotógrafo oficial responsável por registrar a evolução da gigantesca reforma urbana do Rio de Janeiro proposta pelo prefeito Pereira Passos –, de Marc Ferrez e de periódicos.

Nicolau Sevcenko (1952-2014) foi professor titular da Universidade de São Paulo e é autor de diversas obras nas áreas de História Moderna e Contemporânea. 


Tags da postagem

história Rio de Janeiro Vacinação Conhecimentos Liberais Conhecimento da Humanidade Comportamento Social Nível de Informação Nível de Comunicação revolta sécuo xx vacina