Editora Unesp tem lançamentos sobre escrita e feminismo

Um dos livros é de autoria do falecido Dom Paulo Evaristo Arns

Em 21/12/2018 12:11
Atualizado em 23/12/2018 12:32

Notícia por ABEU

Editora Unesp tem lançamentos sobre escrita e feminismo

A Editora Unesp lançou este mês "A técnica do livro segundo São Jerônimo", de D. Paulo Evaristo Arns, e a coletânea de ensaios "Debates feministas: um intercâmbio filosófico", das norte-americanas Seyla Benhabib, Judith Butler, Drucilla Cornell e Nancy Fraser. 

O livro do "Cardeal da Esperança" foi a sua tese de doutoramento pela Sorbonne nos anos 1940. Lá ele detalha em minúcias o trabalho de São Jerônimo com os livros nos primeiros séculos da era cristã. Ao longo de cinco capítulos bem desenhados, o sacerdote busca descrever o longo processo de composição da escrita, acionado nos primeiros séculos da era cristã: desde o tipo de suporte usado até, na outra ponta, aspectos ligados à difusão da obra, passando metodicamente pelas etapas da redação e das várias modalidades da edição.

Os "Debates feministas" se alternam ao longo de oito capítulos, cada qual com sua voz, buscando construir argumentos na primeira parte - "Ensaios" - e respondê-los nas "Réplicas". Os leitores têm acesso a uma grande conversa iniciada previamente em um simpósio sobre feminismo e pós-modernismo. A própria obra, após debate, se opõe ao uso do último termo, enquanto cada uma apresentava sua visão sobre a melhor maneira de descrever a discussão. 


Tags da postagem

edunesp lançamentos religião escrita texto feminismo debate Conhecimento da Humanidade Comportamento Social Nível de Informação Nível de Comunicação