Editus lança livro no Rio de Janeiro

Obra aborda relações sociais tecidas pelos povos indígenas

Em 09/11/2018 14:51
Atualizado em 12/11/2018 15:31

Notícia por ABEU

Editus lança livro no Rio de Janeiro

No dia 30 de outubro, durante o V Seminário Internacional América Indígena, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Editus - Editora da UESC lançou o livro "Ordem imperial e aldeamento indígena: Camacãns, Gueréns e Pataxós do Sul da Bahia", de Ayalla Oliveira. O livro foi recebido com muito entusiasmo pelos presentes e vai ter novo lançamento na UESC, em Ilhéus-BA, ainda este mês. 

O livro é uma pesquisa histórica de fôlego que trata das relações sociais e étnicas estabelecidas no século XIX pelos povos camacãns, pataxós, gueréns e outros grupos indígenas da região da Cachoeira de Itabuna e Ferradas (atual município de Itabuna-BA) com frades capuchinhos italianos, fazendeiros e autoridades provinciais. A autora busca compreender a criação dos índios aldeados na estrada Ilhéus-Conquista e na lavoura do cacau, além de problematizar as tensões políticas e sociais que caracterizam o processo da colonização sul-baiana.


Tags da postagem

Sociologia etnografia Bahia cacau Conhecimento da Humanidade Comportamento Social Nível de Informação Nível de Comunicação povos indigenas regiao sul relações