Eduff tem semana movimentada com vários lançamentos

Livros já estão disponíveis para compra

Em 24/09/2018 08:55
Atualizado em 24/09/2018 12:44

Notícia por ABEU

Eduff tem semana movimentada com vários lançamentos

A Editora da Universidade Federal Fluminense está com diversos lançamentos neste final de setembro. Ao todo são três novas obras que já podem ser adquiridas pelos leitores.

O Brasil tem algumas das leis mais completas do mundo, seja no âmbito social, econômico ou ambiental.  Entretanto, raramente a aplicação ocorre da maneira como está prevista na teoria. O Dirieto Ambiental não foge desse padrão, e é sobre isso que o professor de Direito da UFF, David Fernandes, trata em “Direito ambiental e sua atual problemática”. A obra, voltada para estudantes de graduação da área, traz os principais temas do campo de estudo, como a situação dos aquíferos nacionais e o necrochorume. Além disso, o autor analisa a história política-social das leis, explica conceitos biológicos e traça paralelos com o contexto internacional. Portanto, a maior problemática elaborada no livro é, de fato, a completude teórica da legislação brasileira em oposição à sua prática ineficaz. Na obra, Fernandes explicita a falta de aplicabilidade da legislação, evidenciando os problemas encontrados pelo Direito Ambiental brasileiro na atualidade. “Por isso que às vezes o pessoal fala ‘tem lei que pega, tem lei que não pega’ [...] A lei não é independente. Tem que ter, no projeto de lei, um artigo dizendo da onde vem o subsídio para que a lei tenha aplicabilidade”, explica o autor.

A Eduff também acaba de lançar a primeira edição em português do livro “Les politiques publiques”, do francês Pierre Muller, que na edição brasileira recebeu o título de “As políticas públicas”. Sem nenhuma pretensão de ser um manual com receitas prontas, a obra propõe ao leitor uma estratégia para o estudo das políticas públicas, com o propósito de apontar as questões que devem ser pensadas por pesquisadores e pelos atores responsáveis por elas. Na encruzilhada do conhecimento das ciências jurídicas, econômicas, sociológicas e políticas, “As políticas públicas” propõe uma introdução à ciência do Estado em ação. A partir do encontro das tradições de pensamento dos EUA e da Europa, Pierre Muller compreende as políticas públicas como construções sociais. Para o autor francês, as políticas públicas se configuram em espaços onde diferentes atores se encontram para a construção conjunta de ideias e visões de mundo.

Para completar, nesta terça-feira, 25 de setembro, às 14h15, durante o "Seminário de Comemoração aos 50 anos da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro", no Campus do Valonguinho, em Niterói, a editora lançará o “Guia para o atendimento nutricional de pacientes hospitalizados e ambulatoriais”, organizado pela professora de Nutrição da UFF Gabrielle Rocha. Trata-se de um manual de apoio para estudantes e profissionais da área escrito por seis professores de Dietoterapia e de Avaliação Nutricional. Em suas 180 páginas, o guia pretende sanar as principais dúvidas dos alunos sobre atividades práticas da área, com informações mais relevantes discutidas ao longo do curso de Nutrição. Além disso, profissionais de saúde também poderem utilizá-lo como ferramenta de auxílio em seus atendimentos, seja ambulatorial, hospitalar ou domiciliar. Ao passar por diversas temáticas da Nutrição, o livro aborda as principais questões sobre antropometria, composição corporal, exames laboratoriais, semiologia nutricional e muito mais.

  


Tags da postagem

eduff direito ambiental politicas publicas lançamentos Conhecimento da Humanidade Comportamento Social Nível de Informação Nível de Comunicação