Livro da Eduff traz estudo sobre construções correlatas aditivas

O processo de correlação é um dos grandes temas da sintaxe do português

Em 29/01/2019 11:36
Atualizado em 31/01/2019 09:16

Notícia por ABEU

Livro da Eduff traz estudo sobre   construções correlatas aditivas

Recém-lançado pela Eduff, "Construções correlatas aditivas em perspectiva funcional" propõe um novo olhar para a área de estudo da língua portuguesa. Apesar de o tema ser um tópico grande da sintaxe do português, as pesquisas ainda carecem de profundidade e atualizações. No livro, o professor de Letras da UFF Ivo Rosário apresenta novas reflexões sobre a área, em uma tentativa de preencher lacunas deixadas pelas pesquisas linguísticas que o antecederam.

Resultado da tese de doutorado do autor, o estudo foi orientado a partir da coleta e análise de mais de mil discursos feitos na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Rosário levantou 382 pares de correlativos aditivos e, a partir daí, os dividiu em estruturas distintas e, ainda, em subgrupos. Dessa forma, a abordagem vai para além de uma descrição estrutural, tornando-se, também, uma investigação pragmático-discursiva.


Tags da postagem

gramática letras eduff Linguística Conhecimento da Humanidade Comportamento Social Nível de Informação Nível de Comunicação sintaxe construções correlatas aditivas