Regional Sudeste da ABEU realiza fórum em Belo Horizonte

Objetivo foi debater as políticas públicas e difusão do livro universitário na região

Em 03/09/2018 08:05
Atualizado em 03/09/2018 15:42

Entrevista por ABEU

Regional Sudeste da ABEU realiza fórum em Belo Horizonte

A diretoria da Regional Sudeste da ABEU realizou em Belo Horizonte, na última segunda-feira (27/08), o 1º Fórum de Produção e Difusão do Livro Técnico-Científico, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), com o objetivo de reunir as editoras universitárias da região Sudeste em torno dos desafios atuais da produção e comercialização do livro técnico-científico no Brasil. O evento foi organizado pela diretora da Regional Sudeste, Daniela Alves, da Editora UFV; Flávio Carsalade, da Editora UFMG; e Dimas Cardoso, da Editora Unimontes, com o apoio da FAPEMIG, UFMG, UFV, CAPES e participação da Agrega.

A primeira mesa de trabalho contou com a apresentação do consultor editorial José Castilho Marques Neto, que falou sobre a história das políticas públicas do livro e da leitura no Brasil, bem como os desafios e as potencialidades do momento presente, especialmente após a publicação da denominada “Lei Castilho” (Lei n13.696), que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita. Flávio Carsalade, diretor da Editora UFMG, foi o mediador desta mesa.

Após a primeira mesa foi realizada a “Reunião da Regional Sudeste”, quando foram discutidos diretrizes necessárias para o reconhecimento das realidades institucionais das editoras da região associadas à ABEU.

A tarde começou com a segunda mesa, coordenada por Dimas Cardoso, da Editora Unimontes, com a palestra da coordenadora do Portal de Periódicos da CAPES, Patrícia de Almeida Silva. A palestrante apresentou as atuais propostas da CAPES para valorizar e estimular a produção do livro didático em um modelo de ciência aberta. O fórum foi finalizado com uma reunião interna entre editoras mineiras presentes e a FAPEMIG, representada pelo diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Sérgio Beirão, com o objetivo de discutir a política da fundação para o fomento do livro universitário, contando com a participação dos diretores das editoras UFV (Daniela Alves), UFMG (Flávio Carsalade), UFLA (Marco Aurélio), Unimontes (Dimas Cardoso) e UEMG (Felipe Domingues). 


Tags da postagem

Belo Horizonte Conhecimento da Humanidade Nível de Informação Nível de Comunicação regional sudeste encontro forum livro técnico científico