Retrospectiva 2017: a Bienal do Livro do Rio de Janeiro

Em 25/12/2017 22:10

Notícia por ABEU

Retrospectiva 2017: a Bienal do Livro do Rio de Janeiro

Em 2017, foram muitos os eventos com a participação da ABEU, na busca de levar o livro universitário para um público cada vez maior, dentre eles, a XVIII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, realizada entre 31 de agosto e 10 de setembro. A Associação participou do evento com um estande decorado em comemoração aos seus 30 anos, e contou com a presença de 38 editoras associadas.

 

Muitas das editoras levaram seus recentes lançamentos e um grande número de títulos do seu catálogo para comercialização, todos disponibilizados em listas disponíveis no site da ABEU. Além disso, o estande foi palco de eventos de lançamento, encontro com autores e autógrafos de obras.

 

O primeiro fim de semana da ABEU na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro contou com diversos momentos marcantes. O estande da Associação foi oficialmente aberto na tarde da sexta-feira, 1º de setembro. Durante a solenidade de abertura, o presidente da ABEU, Marcelo Martins Di Renzo, falou ao público presente sobre a importância de reunir as editoras universitárias de todo o país em um dos maiores eventos do mercado livreiro do Brasil. Di Renzo também ressaltou a recente participação da ABEU na FILUni - Feria Internacional del Libro Universitario, que ocorreu na Cidade do México, na qual a diretora de comunicação da ABEU, Flávia Garcia Rosa, foi homenageada com o Reconhecimento ao Editor Universitário. Para o presidente da Associação, esses são marcos que simbolizam a evolução da ABEU nos últimos 30 anos.

 

No dia de abertura, ocorreu o lançamento da Coleção Nordestina, um esforço associativo das editoras universitárias associadas do Nordeste. Na ocasião foram lançados mais livros desta coleção que trata sobre temas da região. O evento contou com comidas típicas de diferentes estados nordestinos. No sábado, 2 de setembro, mais um lançamento no estande da ABEU. A Editus - Editora da UESC trouxe a autora Maria Luiza Santos para apresentar seu mais novo livro infantojuvenil: "Intercambiando com Demetrius e Felipa". A pesquisadora da Universidade Estadual de Santa Cruz esteve presente para autografar seus livros e conversar com as crianças que estiveram no estande sobre o tema do intercâmbio e das diferenças culturais.


Tags da postagem

retrospectiva 2017 Bienal do Rio de Janeiro ABEU Nível de Informação Nível de Comunicação