Retrospectiva 2017: as comemorações dos 30 anos da ABEU

Em 25/12/2017 22:06

Notícia por ABEU

Retrospectiva 2017: as comemorações dos 30 anos da ABEU

Nossa retrospectiva de 2017 não poderia deixar de lembrar um dos acontecimentos mais marcantes para a nossa Associação: a celebração dos 30 anos da ABEU. Sem um evento específico que tenha exaltado essa marca, nós comemoramos essa trajetória de dedicação às editoras e ao livro universitário de diversas formas. Na XXX Reunião Anual da ABEU, divulgamos a Carta de Foz do Iguaçu, um documento de intenções no qual a Associação reitera seu compromisso de continuar a promover e apoiar a causa do livro universitário brasileiro, listando uma série de metas para garantir a contínua expansão do que é produzido pelas editoras.

Muitas outras homenagens ocorreram ao longo do ano, nas mais diversas ocasiões: na abertura do estande na Bienal do Rio; durante a entrega do Prêmio ABEU 2017; na solenidade do Reconhecimento ao Editor Universitário 2017, concedido a Flávia Rosa, na Feira Internacional do Livro Universitário, no México; em todas essas ocasiões, os representantes da ABEU relembraram constantemente a missão da Associação.

Além disso, ações pontuais recordaram a trajetória da ABEU e reafirmaram o trabalho realizado pelas editoras que integram a Associação. Para resgatar momentos passados, inauguramos no site a coluna especial de entrevistas “A Voz da Nossa História”. Nela, diversas personalidades que viveram a evolução da ABEU, como ex-presidentes, livreiros, conselheiros fiscais e fundadores, contaram suas lembranças dos mais variados acontecimentos pelos quais passou a Associação. Você pode conferir todas as entrevistas realizadas aqui.

Uma página especial no site da ABEU também foi criada como agradecimento aos verdadeiros responsáveis por fazer tudo acontecer: as equipes de profissionais das editoras associadas. O mural de fotos “Escrevendo uma história conjunta”reuniu imagens dos colaboradores de algumas das editoras universitárias, prestigiando todos aqueles que mantêm vivo o livro universitário.

Ao olhar para o ano que passou, os 30 anos da ABEU foi mais um momento marcante para ficar na memória, que certamente será lembrado em comemorações futuras.


Tags da postagem

retrospectiva 2017 ABEU 30 anos ABEU A Voz da Nossa História Nível de Informação Nível de Comunicação