Retrospectiva 2018: 31ª Reunião Anual da ABEU e 1º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica

Em 23/12/2018 20:01
Atualizado em 23/12/2018 20:05

Notícia por ABEU

Retrospectiva 2018: 31ª Reunião Anual da ABEU e 1º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica

Em maio deste ano, a ABEU realizou mais uma vez a sua Reunião Anual. Entre os dias 22 e 25, a 31ª edição do evento ocorreu pela primeira vez no âmbito do 1º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica. Em 2018 a anfitriã foi a Editora Fiocruz, que transmitiu ao vivo todas as palestras e demais atividades através do site oficial do evento. Ainda é possível ver todos os debates e mesas de conversa que ocorreram durante o evento: todo o conteúdo foi gravado pela Editora Fiocruz e disponibilizado no YouTube.

O objetivo do Seminário foi o de favorecer encontros, reflexões e, principalmente, diálogos entre casas editoriais de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa. Dentre os vários assuntos que debatidos destacam-se o conhecimento e a ciência produzidos no ambiente acadêmico; a avaliação de seus usos e impacto; os distintos tipos de publicação científica, suas possibilidades, limites e incentivos; os alcances dessas publicações e os desafios de difundir local e globalmente o conhecimento que congregam; o livro acadêmico e seus conteúdos, seus leitores e mercados; contextos políticos e políticas para que melhores cenários sejam uma realidade.

A abertura do evento trouxe visões contemporâneas sobre os papéis do livro, com as participações da escritora Conceição Evaristo e da professora Eliana Yunes, do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio (iiLer). “Qual conhecimento, qual ciência, quais fronteiras?” foi o tema do encontro, que aconteceu no dia 22 de maio, às 14h30, no auditório do Museu da Vida, no campus sede da Fiocruz. Após os Diálogos de Abertura, houve a apresentação do Ballet Manguinhos. As atividades do dia 22 de maio foram abertas ao público geral. Mas o Seminário continuou até o dia 25 de maio, somente para participantes inscritos, no Palácio Itaboraí, prédio da Fiocruz na cidade de Petrópolis.

As Reuniões Anuais da ABEU são os principais eventos de aproximação estratégica de editoras universitárias, institutos de pesquisa e outros participantes, por subsidiarem as atividades editoriais com a atualização de conhecimento técnico-científico e o intercâmbio de experiências práticas. As Reuniões trazem ao debate temas fundamentais, que permitem a compreensão do contexto editorial acadêmico de forma crítica e a prospecção de novas frentes e oportunidades, trazendo momentos de capacitação dos profissionais do livro universitário, com os minicursos do ABEU Técnico, além das palestras que debatem temas de relevância para o cenário das editoras.

A programação completa pode ser encontrada no site oficial da Reunião Anual, incluindo a lista de convidados, como Marcos da Veiga Pereira, presidente do Sindicado dos Editores de Livros; Paulo Beirão, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Ricardo Borges, assessor de comunicação da senadora Fátima Bezerra (PT/RN), autora do Projeto de Lei 212/16, que cria a Política Nacional de Leitura e Escrita, dentre outros participantes de prestígio.
Todos esses convidados foram entrevistados para a coluna do site da ABEU A Voz do Profissional, que trouxe a perspectiva de cada um sobre os temas tratados durante os debates da Reunião.

Para finalizar, no encerramento do evento, a diretoria da ABEU assinou a Carta de Petrópolis, documento redigido com o intuito de levar aos então pré-candidatos à presidência do Brasil diretrizes para as questões debatidas durante a Reunião Anual da ABEU e o Seminário. 

 


Tags da postagem

retrospectiva 2018 Reunião Anual da ABEU editora fiocruz Carta de Petrópolis Nível de Informação Nível de Comunicação xxxi reunião anual da abeu