Retrospectiva 2019: Feiras e eventos

ABEU levou suas associadas a diversos eventos ao longo do ano

Em 22/12/2019 22:45

Entrevista por ABEU

Retrospectiva 2019: Feiras e eventos

Em 2019, a ABEU e as editoras universitárias estiverem presentes em diversos eventos voltados à comercialização de livros e ao contato com o público leitor. Aqui recordamos as principais feiras para as quais levamos nossas associadas.

A II Feira do Livro da Unesp aconteceu de 10 a 14 de abril, no campus da Unesp São Paulo. Durante todo o evento o público pôde usufruir de uma programação de eventos, como apresentações de orquestras e grupos musicais e de teatro, mesas-redondas, bate-papos com escritores, rodas de contação de história e exposições, num total de mais de 50 atividades gratuitas, promovidas pelos mais de 140 expositores do evento, que oferecerão livros com desconto mínimo de 50% sobre o valor de capa. A ABEU estará entre os expositores, comercializando títulos de 12 de suas editoras universitárias associadas: EDUCS, EDUFSCar, PUCPRESS, EDUNIT, Editora UEFS, Editora UnB, Editus, Eduneb, Editora Leopoldianum, Editora UEPG, Editora UFJF e EdUERJ.

Depois, de 16 a 25 de agosto, estivemos com um estande na 13ª Bienal do Livro do Ceará, em Fortaleza. Como em outros eventos desse porte, a Bienal contou com debates, palestras e outras atividades dedicadas ao livro. Na ocasião, 12 editoras universitárias associadas à ABEU fizeram parte do nosso espaço: a UEFS Editora, Editus - Editora da UESC, PUCPRESS, Editora Fiocruz, EDUEM, Editora UFPR, EdUFSCar, Editora UEPG, Editora Leopoldianum, EDUNIT, EdUFABC e Editora Unisinos.

Já de 24 de agosto a 1º de setembro estivemos também com um estande na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e Multivozes, que ocorreu em Belém. Esta edição homenageou o escritor, poeta e pesquisador João de Jesus Paes Loureiro e a pesquisadora e ativista do movimento negro, Zélia Amador de Deus. Em nosso espaço, neste caso, participaram 7 editoras universitárias associadas: Editora Fiocruz, Editus - Editora da UESC, Editora UEPG, EdUFABC, Editora Leopoldianum, Editora da UFRGS e EDUEPA.

Na sequência, de 23 a 28 de setembro, aconteceu, no âmbito da 38ª Semana Literária do SESC, a XVII Feira do Livro da Editora UFPR. Com o tema "Literatura: Vozes para o Mundo", o evento contou com a participação de 8 associadas da ABEU: EDUEM, Editora da UnB, EDUCS, Editora Fiocruz, Editora UFSC, Editora UFLA, Editora UFRGS e a Editora Leopoldianum, todas presentes no estande da ABEU, no SESC Paço da Liberdade, na Praça Santos Andrade, em Curitiba.

Por fim, encerramos o ano com a 21ª Festa do Livro da USP, que ocorreu entre os dias 27 e 30 de novembro, em São Paulo. Há 21 anos o evento aproxima editoras e leitores e desta vez contou com a participação de 23 associadas da ABEU. Foram 8 editoras no estande coletivo e 15 com estandes próprios. Entre as editoras que compartilharam o mesmo espaço estão: Editora Leopoldianum, Editora da UEFS, Editora da UFRGS, Editus, EdUERJ, UNASPRESS, Editora da Unijuí e PUCPRESS. Quanto às editoras que tiveram o próprio estande durante a Feira, foram: a Editora FGV, Editora UEPG, Editora UFMG, Editora UFPR, EdUFSC, Editora UnB, Editora Unesp, Editora da Unicamp, Editora da Unifesp, Eduem, Edufba,EdUFSCar, Edusp, Editora Fiocruz e IMESP (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo).


Tags da postagem

ABEU