SciELO debate livros acadêmicos no contexto da comunicação científica

Grupo de trabalho discutirá o tema em setembro

Em 10/08/2018 12:27
Atualizado em 13/08/2018 14:35

Notícia por ABEU

SciELO debate livros acadêmicos no contexto da comunicação científica

Para comemorar os seus 20 anos de atuação, o SciELO Livros irá organizar oito grupos de trabalho especializados. O grupo GT8 analisará um dos tipos clássicos da literatura científica: o livro acadêmico.

A discussão abordará temas como a trajetória dos livros acadêmicos no universo intelectual, mas também irá abarcar a sua necessidade de atualização no mundo digital.No blog SciELO em Perspectiva foi publicado um artigo de Ernesto Spinak em que o autor fala sobre o GT8, que se reunirá em setembro e sobre algumas das questões a serem trabalhadas.

Abaixo, um fragmento do texto, que pode ser conferido na íntegra aqui .

"(...) Os manuscritos foram os primeiros repositórios de comunicação científica. Ao longo dos séculos e das novas tecnologias, a ciência foi comunicada por livros, por correspondências pessoais entre pesquisadores, periódicos e livros em papel até chegarmos às tecnologias eletrônicas e à Internet. Ao longo do século XX, os periódicos tornaram-se predominantes como meio de comunicação dos resultados da pesquisa, com rápida adaptação às funcionalidades oferecidas pelas mudanças tecnológicas. Na Reunião da Rede SciELO da Semana SciELO 20 Anos, um grupo de trabalho analisará e discutirá a relevância dos livros na comunicação científica, com foco no progresso das editoras de livros acadêmicos e, mais especificamente, no Programa SciELO Livros (...)".


Tags da postagem

SciELO 20 anos grupo de trabalho Nível de Informação Nível de Comunicação comunicacao cientifica livros academicos