Vice-presidente da ABEU concede entrevista à TV PublishNews

Marcelo Di Renzo falou ao programa PublishNews Entrevista

Em 04/10/2020 20:37
Atualizado em 05/10/2020 12:54

Notícia por ABEU

Vice-presidente da ABEU concede entrevista à TV PublishNews

Na última semana, o professor Marcelo Di Renzo, vice-presidente da ABEU e coordenador da Editora Leopoldianum, foi entrevistado no PublishNews Entrevista, programa da PublishNewsTV que quer compor um arquivo da memória editorial brasileira. 

Di Renzo, que é jornalista e professor da Universidade Católica de Santos, já foi presidente da ABEU por dois mandatos, antes de assumir a vice-presidência na atual gestão. Na entrevista ele conta sobre sua trajetória, começando como editor de vídeo-texto na Abril Cultural, na década de 1980, até se tornar professor da Unisantos e ser chamado para ficar à frente da Editora Leopoldianum, em 2003. Foi a partir daí que se deu conta da dimensão do segmento da edição universitária, passando a atuar com mais proximidade dos outros membros da ABEU, fazendo laços também com integrantes de outras entidades, como a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Durante a conversa, Marcelo Di Renzo também externou sobre sua preocupação com as editoras das universidades federais, uma vez que o atual governo cada vez mais busca interferir nessas instituições. De modo geral, o bate-papo girou em torno das editoras universitárias brasileiras e suas perspectivas em um mercado que já traz desafios mesmo para as editoras ditas "comerciais".

O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. É possível assistir à entrevista no canal do PublishNews no YouTube, ou escutá-la em formato de áudio pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.

 


Tags da postagem

publishnews ABEU