Catálogo Universitário

O Natal como inspiração

Em 18/12/2017 16:11
Atualizado em 19/12/2017 14:02

Notícia por ABEU

Catálogo Universitário

Estamos na reta final de 2017 e, até agora, mostramos a diversidade das publicações das editoras universitárias na coluna Catálogo Universitário. E para fechar o ano, vamos mais uma vez reforçar a riqueza de temas que podem ser encontrados nas obras das nossas associadas, trazendo para nossos leitores livros que têm o Natal como inspiração. Até mesmo este período de festividades pode render reflexões e debates, retratados nos títulos das editoras universitárias.

Vamos começar com a “Coleção Aplauso” da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que traz roteiros de filmes e peças de teatro para o público leitor. Dentre os textos disponíveis está o da película “Feliz Natal”, roteirizado por Selton Mello e Marcelo Vindicatto. A história traz um drama fascinante e surpreendente sobre um homem, Caio (Leonardo Medeiros), que trabalha num ferro-velho e resolve visitar sua família justamente nas festas de fim de ano. Reencontrando a mãe afogada em remédios e bebidas (Darlene Glória), o pai austero que não o perdoa por seus erros do passado (Lúcio Mauro), toda a família em crise. 

Em uma vertente completamente distinta está o livro “Obesidade e festividades natalinas e carnavalescas: um estudo sobre impactos no comportamento alimentar”, publicado pela EdUECE, de autoria de Maria Olganê Dantas Sabry, Helena Alves de Carvalho Sampaio e José Welligton de Oliveira Lima. O título faz parte do selo Teses e Dissertações da editora e traz como tema geral a obesidade, um mal que a Organização Mundial da Saúde classificou como uma epidemia global, que afeta cerca de 15% da população mundial, não poupando aqueles viventes em áreas empobrecidas, nas quais persiste a coexistência de obesos entre portadores de doenças carenciais. No entanto, o texto foca nos excessos que ocorrem, geralmente, nas festividades de fim de ano e nas comemorações carnavalescas.

Com apenas dois livros, é possível perceber como os mais variados temas podem puxar assuntos que despertam o interesse dos leitores. Em 2018, continuaremos a explorar os ricos acervos das editoras universitárias, trazendo mais possibilidades de leitura para todos.  


Tags da postagem

Catalogo Universitario catálogo universitário Nível de Informação Nível de Comunicação