Catálogo Universitário

Dicas de livros para refletir sobre a maternidade

Em 22/05/2018 11:45

Opinião por ABEU

Catálogo Universitário

O Dia das Mães já passou, mas esta é uma data comemorativa que parece permear todo o mês de maio. Por isso decidimos dedicar a coluna Catálogo Universitário às diversas facetas da maternidade, sugerindo obras dos catálogos de nossas associadas que mostrem mães para além da imagem idealizada de mera protetora. Confira abaixo algumas dicas que mostram a diversidade do acervo das editoras universitárias.

Primeiro, temos “’Sou o pai e sou a mãe’: mulheres chefes de família em Joinville/SC (1980-2009)”, da Editora Univille, escrito por Sara Simas. A obra parte de uma expressão usada por algumas de suas entrevistadas, "sou o pai e sou a mãe", a fim de demonstrar como pode ser vista a situação de chefia familiar na contemporaneidade, pois, segundo ela, para essas mulheres, “ser chefe de família é assumir, além dos cuidados com a casa e os/as filhos/as, tarefas historicamente consideradas femininas, também tarefas tidas como masculinas, tais quais a provisão financeira e a responsabilidade social pela família”.

Em seguida, em “Maternidade, desejo e gravidez na adolescência”, da Edufba, Eliane Maria Vasconcelos do Nascimento trata da gravidez, situando-a em relação ao desejo e aos delicados processos psíquicos que formam as bases para a construção da posição materna. Diferencia o ser mãe biológica e juridicamente, apresentando conceitos e hipóteses psicanalíticas que fundamentam esta distinção e refletindo sobre as particularidades deste processo em adolescentes, como a posição desiderativa das jovens frente à gestação.

Por fim, “Gravidez e maternidade: uma abordagem médica do milagre da vida” é um título da Eduff de autoria de Bruno A.L. Jorge, Eduardo C. de Moura e Pedro G. Lanzieri. O objetivo básico do livro é orientar para a melhor compreensão sobre o que é gerar uma nova vida e criar um cidadão. O conteúdo vai do período gestacional à adolescência. A obra esclarece dúvidas médicas, fornece orientações de saúde, ensina um pouco sobre o crescimento e desenvolvimento e aconselha sobre o desafio que é participar da educação de filhos.
São tratados temas como: pré-natal; gestação de alto risco; dia do parto; pós-parto; mitos da gravidez; primeiro mês de vida do bebê, semana a semana; cuidados com o lactente, com o segundo ano, com o pré-escolar e com o escolar; educação positiva; amamentação; alimentação complementar e suplementação vitamínica e mineral; higiene e segurança do bebê; saúde e doenças.

Seja como forma de mostra diferentes realidades da maternidade no Brasil, seja para auxiliar mulheres no período de gestação, as obras aqui destacadas são um ótimo exemplo da diversidade que o leitor pode encontrar no catálogo das associadas à ABEU.


Tags da postagem

catálogo universitário Maternidade mãe Nível de Informação Nível de Comunicação dicas de leitura