Catálogo Universitário

Para entender dinâmicas familiares, sugestões de leitura sobre as relações entre pais e filhos

Em 19/08/2019 12:18

Opinião por ABEU

Catálogo Universitário

Em agosto, por meras questões comerciais, se comemora o Dia dos Pais. Mas mesmo esta sendo uma data voltada para o varejo, assim como tantas outras ocasiões comemorativas ao longo do ano, pode ser também uma oportunidade de refletir sobre a paternidade como um todo e as dinâmicas familiares. Portanto, na coluna Catálogo Universitário deste mês, trouxemos sugestões de livro sobre o tema.

Primeiro, em “Dinâmica familiar do cuidado: afetos, imaginário e envolvimento dos pais na atenção aos filhos”, publicado pela EDUFBA, estão reunidas análises e reflexões acerca da família contemporânea e sua relação com os filhos, tema trabalhado no projeto multidisciplinar “Gênero e família em mudança: participação de pais no cuidado cotidiano de filhos pequenos”, desenvolvido na Universidade Católica do Salvador. Cada capítulo traz, de forma interdependente, diversos pontos sobre o assunto, e podem ser lidos de maneira isolada, de acordo com o interesse do leitor.

Outra obra relevante é “Relações ‘pais e filhos’ em diferentes comunidades étnicas”, da UPF Editora. A obra relata a percepção dos adolescentes em duas comunidades de diferentes origens étnico-culturais, as expressões das relações entre pais e filhos, caracterizadas através dos modos de afeto.

Por fim, tratando de uma configuração mais específica, temos “Surdez e a relação pais-filhos na primeira infância”, da Editora da ULBRA. Apesar de recorrente, o tema “surdez” ainda chega com dificuldade aos espaços públicos e até mesmo ao meio familiar. Milhões de pessoas que lidam de perto com essa limitação continuam enfrentando inúmeros obstáculos no seu dia a dia devido à carência de informações e ao preconceito. Pensando nisso, a obra oferece aos pais e aos profissionais que lidam com a surdez na primeira infância informações e dicas importantes que pretendem contribuir de maneira positiva para o avanço dessa relação, em busca de uma vida digna para todos os cidadãos e sem diferenças.


Tags da postagem

catálogo universitário Família dicas de leitura pais e filhos dinâmica familiar