Catálogo Universitário

Livros sobre o mercado editorial para o Dia Nacional do Livro

Em 28/10/2019 23:52

Opinião por ABEU

Catálogo Universitário

Esta semana, no dia 29 de outubro, comemora-se o Dia Nacional do Livro. Logicamente, enquanto uma associação de editoras universitárias a ABEU não poderia deixar a data passar em branco. Por isso, a coluna Catálogo Universitário deste mês vai homenagear este objeto de conhecimento: vamos indicar livros sobre livros. São obras que tratam da confecção de publicações, que pensam o papel das editoras e que refletem sobre o próprio ato de divulgar ideias em papel.

Se, antes da introdução das modernas técnicas de produção editorial, no final da década de 1960, o sociólogo francês Robert Escarpit denominou o grande incremento do mercado editorial nos países desenvolvidos, em grande parte devido ao fenômeno do livro de bolso, "revolução do livro", o que dizer das transformações ocorridas nas duas últimas décadas na própria forma como o livro é produzido? Essas transformações foram tantas e tão diversas que seria o caso de falarmos agora de uma "revolução do livro". Esse foi um dos desafios enfrentados na atualização de obra tão importante quanto “A construção do livro”, de Emanuel Araújo, publicada pela Editora Unesp.

Já em “A Mídia do Livro”, da Edufal, a autora aponta de forma precisa a necessidade e a importância do trabalho de uma assessoria de imprensa em editoras, identificando não só um novo espaço no mercado de trabalho para os profissionais de Comunicação, mas também consequências que ocorrem por causa dessa lacuna, que tem reflexos na divulgação e no incentivo à leitura. Chama atenção o relacionamento falho entre as editoras e os meios de comunicação de massa.

Por fim, Salim Miguel escreve livros e sobre livros há mais de 50 anos. Com trabalhos de ficção e crítica literária publicados aqui e no exterior, em “Variações sobre o livro”, da EdUFSCar, discute o papel das editoras universitárias e o precário intercâmbio cultural entre o Brasil, os países hispano-americanos, Portugal e os países africanos.


Tags da postagem

catálogo universitário