Catálogo Universitário

Mais dicas de leitura na pandemia: livros sobre saúde mental

Em 19/04/2020 22:23

Reportagem por ABEU

Catálogo Universitário

Por enquanto, é difícil de fugir de assuntos relacionados à pandemia de covid-19. Se no mês anterior a coluna Catálogo Universitário trouxe dicas de livros que tratam do SUS e do combate a epidemias, agora em abril vamos apresentar obras que falam de outra preocupação durante estes tempos: saúde mental. Com a grande parte da população isolada, com muitos sem contato social, muitos pacientes com doenças mentais podem ter suas condições agravadas. Confira aqui alguns títulos de nossas associadas que tratam do assunto.

Como introdução ao tema, Ferramentas para descomplicar a Atenção Básica em Saúde Mental, da Editora UFJF. O livro visa facilitar a abordagem dos problemas relativos à saúde mental no âmbito da Atenção Básica de Saúde (ABS), através de identificação, diagnóstico e intervenção. Concentra-se em informações e ferramentas que dão suporte ao uso de estratégias farmacológicas e não-farmacológicas (simbólicas) no atendimento da clientela da ABS. Apresenta, ainda, possibilidades relativas ao rastreamento de transtornos mentais ou de trabalho com grupos de risco.

Para um maior aprofundamento no tema, Saúde mental na atenção básica: política e cotidiano, da EDUFBA. O objetivo da obra é refletir criticamente sobre o projeto de desenvolvimento de ações de saúde mental na atenção básica, avaliando a direção e o alcance das mudanças, o que se quer e como se entende esse projeto político. Adicionalmente, o livro busca cartografar e descrever como esses projetos vêm sendo concretamente operados no contexto da realidade brasileira, quais são as estratégias e táticas adotadas e que experiências de implementação podem ser destacadas.

Por fim, uma obra que analisa uma situação mais específica, muito relevante em um momento em que muitas pessoas precisam trabalhar em casa. Em A Representação Social da Depressão: Uma abordagem no contexto de trabalho contemporâneo, da UPF Editora, o leitor entrará em contato com questões relacionadas a dois fenômenos complexos e instigantes presentes na sociedade contemporânea: a depressão e o mundo do trabalho. São fenômenos que pautam hoje discussões nos mais variados contextos sociais, seja nos meio acadêmicos, seja nos profissionais, na mídia e, mesmo, no cotidiano das pessoas.

 


Tags da postagem

catálogo universitário ABEU