Catálogo Universitário

Uso de remédios não é questão de opinião: sugestões de leitura sobre pesquisas com medicamentos

Em 17/05/2020 22:42

Opinião por ABEU

Catálogo Universitário

Estamos em um momento em que até contraindicações de medicamentos feitas por médicos são questionadas. Na última semana, o mais recente ministro da Saúde do Brasil, aparentemente pediu demissão por não concordar com a criação de um protocolo para incentivar o uso da cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da covid-19. Diante de mais um acontecimento estapafúrdio na vida política brasileira, a coluna Catálogo Universitário deste mês vem lembrar que a utilização e administração de medicamentos a pacientes é realizada com base em pesquisas. Por isso, os livros indicados abaixo, tratam justamente desses tipos de estudos.

Primeiro, temos uma obra da Editora UFSC, "Cuidados com os medicamentos". Este é um livro elaborado com a preocupação de alertar o público em geral sobre os benefícios e riscos da utilização de medicamentos. Esses produtos fazem parte do dia a dia, como decorrência dos desenvolvimentos científicos e tecnológicos recentes. Como tal, os medicamentos têm, além das potenciais ações materiais sobre o organismo humano, um forte componente simbólico, representando o poder da ciência e da tecnologia. 

Já o livro "Medicamentos no Brasil: inovação e acesso", da Editora Fiocruz, tem por objetivo não apenas de fomentar o desenvolvimento tecnológico e fortalecer a produção nacional, mas também garantir que o conhecimento desses avanços beneficie a toda a população brasileira. Em outras palavras: inovação não pode estar desligada da ideia de acesso, como afirma o próprio ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no prefácio da obra. Este título reúne os pontos de vista da academia, do governo e do setor produtivo público e privado em 22 capítulos divididos em seis partes. Com abordagens que privilegiam o contexto nacional, mas também refletem sobre a posição brasileira no cenário internacional, a obra apresenta um diagnóstico da área de medicamentos no país, avalia seus problemas e potencialidades, e faz recomendações concretas para a superação dos obstáculos e o melhor aproveitamento das oportunidades. Cabe destacar que este é o segundo volume de uma série temática sobre pesquisa, desenvolvimento e inovação nos segmentos industriais da saúde, parte destacada do Projeto Inovação em Saúde, da Presidência da Fiocruz, que teve início com o livro "Vacinas, soros e imunizações no Brasil", de 2005.

Por fim, "Protocolo de utilização de medicamentos injetáveis do HURCG", publicado pela Editora UEPG. A segurança do paciente é uma prioridade no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. Suas atividades orbitam o paciente. Por ele, luta-se em prol da qualidade dos serviços, de modo a proporcionar o melhor atendimento em saúde. Sob essa perspectiva e diante das necessidades das equipes do Hospital, foi organizado este Protocolo, que disponibiliza informações indispensáveis e atualizadas sobre a utilização de medicamentos injetáveis. A construção deste documento exigiu um grande esforço da equipe envolvida, que pretende, nas futuras edições, além da revisão de conteúdo, a ampliação de informações. Esta edição contempla 146 fármacos e 220 apresentações padronizadas, com as respectivas informações sobre armazenamento, aspecto e pH do fármaco, bem como os riscos e os cuidados relativos à administração pela via parenteral. As informações sobre reconstituição e diluição e sobre administração foram estruturadas no formato de tabelas, a fim de facilitar e agilizar a consulta.


Tags da postagem

catálogo universitário editora uepg editora fiocruz Editora UFSC