Catálogo Universitário

Livros para entender o crime organizado e o tráfico de drogas

Em 18/10/2020 18:39

Opinião por ABEU

Catálogo Universitário

Na última semana, em uma decisão monocrática do ministro Marco Aurélio Mello, foi concedida liberdade a André do Rap, uma das lideranças do PCC. O caso gerou críticas a respeito da interpretação da lei que permitiu a soltura do criminoso e reacendeu o debate sobre as formas de combater o tráfico de drogas e o crime organizado. Na coluna Catálogo Universitário deste mês, vamos oferecer leituras para enriquecer o debate a respeito destes dois últimos temas comentados.

Em "Um abraço para todos os amigos: algumas considerações sobre o tráfico de drogas no Rio de Janeiro", publicado pela Eduff, o autor Antônio Rafael realiza uma investigação acerca do tráfico de drogas no Rio de Janeiro, em especial aquele que é implementado no interior das favelas cariocas. Baseado em dados colhidos em trabalho de campo realizado nos anos de 1995 e 1996, analisa as características dos agrupamentos que atuam no tráfico nas comunidades.

"O crime organizado", da Editora Unesp, apresenta uma importante contribuição para o debate doutrinário sobre o fenômeno do crime organizado, debate urgente para que se possa levar a cabo uma eficiente soma de elementos jurídicos, executivos e legislativos que auxiliem a comunidade no combate ao crime. Nesse sentido, é um livro para juristas, legisladores e todos aqueles interessados em entender e enfrentar esse problema cada vez mais presente no dia a dia das sociedades contemporâneas.

Por fim, uma obra para entender de que maneira os grupos criminosos se articulam com as transformações de um mundo globalizado. "Novas tendências da criminalidade transnacional mafiosa", também da Editora Unesp, é um esforço de reflexão multidisciplinar sobre as peculiaridades das organizações criminosas e suas ramificações com os poderes políticos e econômicos. Organizados por dois especialistas no tema – Alessandra Dino e Wálter Fanganiello Maierovitch –, os textos reunidos neste volume procuram aliar diversas competências e culturas a fim de compreender esse novo mapa da criminalidade que cada vez mais confunde-se com o sistema legal.


Tags da postagem

catálogo universitário crime organizado tráfico de drogas