Catálogo Universitário

Livros para entender a Petrobras

Em 23/02/2021 00:21

Opinião por ABEU

Catálogo Universitário

A maior estatal brasileira, motivo de orgulho nacional, mas também de disputas políticas e palco de grandes escândalos de corrupção. A Petrobras voltou ao centro das atenções este mês após uma tentativa de interferência no comando da empresa por parte do presidente. Afinal, qual a real importância econômica da Petrobras e como ela faz parte do imaginário brasileiro? Para entender melhor as implicações da petroleira nos rumos do país, reunimos aqui sugestões de leitura de nossas associadas sobre o tema.

Da Editora FGV, temos A conquista do petróleo: uma saga no marO livro é o resultado de entrevistas com um expressivo número de profissionais altamente qualificados que atuaram pessoal e diretamente nas pesquisas geológicas e geofísicas que apontaram para a existência do pré-sal nas bacias de Campos e Santos, de rochas com indícios de grande acumulação de petróleo e gás. Mais do que um conjunto de entrevistas, representa o resultado de um trabalho de editoração que o torna de fácil leitura e interpretação. Seu objetivo é resgatar e conservar para a posteridade, através de uma detalhada pesquisa e do registro de depoimentos de personalidades-chave nesse processo, a memória histórica e estratégica do desenvolvimento tecnológico da Petrobras em águas profundas, sucesso conquistado dura e longamente e de forma coletiva, fenômeno que acabou por transformar o Brasil em sede de um dos maiores complexos de pesquisa aplicada na exploração de petróleo e gás do mundo.

Em Subjetividade, argumentação, polifonia: a propaganda da Petrobras, da Editora Unesp, Helena Brandão utiliza aqui a perspectiva da análise do discurso para interpretar o material de propaganda da Petrobras. As categorias semântico-pragmáticas e discursivas aparecem como chave de análise para os processos de argumentação dos textos e imagens publicitárias. A leitura procura fornecer um princípio metodológico à compreensão da linguagem em publicidade.

Por fim, temos O petróleo no Brasil: exploração, capacitação técnica e ensino de geociências (1864-1968), da Editora UFABC. A indústria do petróleo nasceu muito tardiamente no Brasil, mesmo quando comparada a de outros países da América Latina. A emergência dessa atividade produtiva no país ocorre em consequência da persistência de atores nacionais públicos e privados, que apostaram no potencial geológico do país. Nessa trajetória singular, evidencia-se também que a institucionalização das geociências ocorre à reboque da atividade produtiva, e este é o ponto de partida da obra.


Tags da postagem

Petrobras catálogo universitário