Catálogo Universitário

Na semana do Dia Mundial do Livro, sugestões de leitura que falam de... livros!

Em 18/04/2021 19:08
Atualizado em 20/04/2021 10:56

Opinião por ABEU

Catálogo Universitário

O acesso à leitura no Brasil passa por mais uma provação, depois que a Receita Federal voltou a sugerir o fim da isenção de imposto para os livros. A ABEU já se pronunciou contra esta nova tentativa de interferir em um mercado já repleto de desafios, mas é preciso debater mais a respeito da importância da leitura e das obras impressas. Por isso, aproveitando também que esta semana comemora-se o Dia Mundial do Livro, na sexta-feira, 23 de abril, a coluna Catálogo Universitário deste mês traz sugestões de leitura que falam dos próprios livros.

Primeiro vamos começar com um jabá: a obra "Um livro: do autor ao leitor" é uma publicação da ABEU, que realizou um esforço para oferecer uma obra utilitária que sirva como subsídio àqueles que têm seus afazeres no campo editorial livreiro e aos escritores iniciantes. O título trata da cadeia produtiva do livro do começo ao fim e está disponível para download gratuito no site da ABEU.

Em seguida, temos "A construção do livro: princípios da técnica de editoração", da Editora Unesp. Se, antes da introdução das modernas técnicas de produção editorial, no final da década de 1960, o sociólogo francês Robert Escarpit denominou o grande incremento do mercado editorial nos países desenvolvidos, em grande parte devido ao fenômeno do livro de bolso, como "revolução do livro", o que dizer das transformações ocorridas nas duas últimas décadas na própria forma como o livro é produzido? Essas transformações foram tantas e tão diversas que seria o caso de falarmos agora de uma nova "revolução do livro"? Ao trazer estes questionamentos, a obra de Emanuel Araújo é uma das mais completas sobre as tecnologias da editoração.

Por fim, uma obra que fala mais sobre o ato de ler, especificamente: "Dez livros e uma vaga: a leitura de literatura no vestibular", da Editora UFSC. O título investiga se a introdução de leituras obrigatórias nos programas de acesso à universidade ajudam ou não a difundir a literatura e a formar leitores. Uma reflexão importante para aqueles preocupados com a sustentação de uma sociedade de leitores.


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