Catálogo Universitário

Na semana que se iniciam as Olimpíadas, sugestões de leitura sobre práticas esportivas

Em 19/07/2021 00:13
Atualizado em 20/07/2021 16:16

Reportagem por ABEU

Catálogo Universitário

As Olimpíadas de Tóquio, após serem adiadas por um ano por conta da pandemia, finalmente começam esta semana, no dia 23 de julho. Mesmo ainda envolto em grandes controvérsias, uma vez que a Covid-19 não foi totalmente controlada no Japão, o maior evento esportivo do mundo vai ocorrer, nos relembrando do poder agregador e inspirador do esporte. A coluna Catálogo Universitário deste mês justamente reúne algumas sugestões de leitura que tratam do esporte sob diferentes vieses.

Um dos maiores esforços de pesquisa sobre o tema no país, "História do esporte no Brasil: do Império aos dias atuais" é publicado pela Editora Unesp. O livro vai além do esforço de preservação da memória, como a maioria dos títulos escritos por praticantes ou jornalistas que acompanham determinada modalidade esportiva. Resultado do amadurecimento das investigações científicas que dedicam um olhar mais cuidadoso ao esporte, este livro organizado por Mary Del Priore acompanha os novos estudos históricos que têm como objetos de investigação as práticas corporais institucionalizadas (esportiva, ginástica, Educação Física, capoeira, etc.).

Outra indicação é "Esporte: Fator de Integração e Inclusão Social?", da Editora UFMS. As diversas partes componentes deste livro dizem muito a respeito da abordagem e de seu objeto central. Aqui o esporte seja abordado como uma realidade objetiva na qual seus elementos não estão isolados. O mercado esportivo, a criação da identidade nacional, o esporte como sublimação da agressividade, atletas como super-homens ou ídolos que devem ser imitados são alguns dos temas abordados. Com base nisso, a obra traz os questionamento: o esporte leva à ascensão social? Esforço social leva ao sucesso? É através dessas provocações que o assunto é tratado sob os aspectos socioeconômicos, pedagógicos, midiáticos, de políticas de públicas e de gestão.

Para encerrar, "Artes marciais, esportes de combate e lutas nas olimpíadas: da antiguidade a era contemporânea", da EDUECE. O livro aborda as lutas, entendidas como um dos elementos da cultura corporal do movimento. Todavia, também busca alcançar alunos, instrutores, monitores e professores de Artes Maciais e esportes de combate. A obra se direciona também aos estudiosos e interessados na história e no movimento olímpico com informações das modalidades de lutas integrantes dos jogos olímpicos. Portanto, uma obra que se propõe a apresentar ao leitor a cultura das modalidades de lutas nos Jogos Olímpicos, tanto aqueles realizados na Antiguidade grega, quanto os desenvolvidos na Era Moderna e Contemporânea.


Tags da postagem

catálogo universitário