Clássico sobre a história da Bahia ganha edição comemorativa

Obra de Luís Henrique Dias Tavares chega a sua 12ª versão

Em 20/07/2020 01:19
Atualizado em 20/07/2020 16:39

Notícia por ABEU

Clássico sobre a história da Bahia ganha edição comemorativa

A Editora Unesp acaba de lançar a nova edição do livro "História da Bahia", de Luís Henrique Dias Tavares (1926-2020). Referência obrigatória quando o assunto é a terra de todos os santos, a obra chega a sua 12ª edição em comemoração aos 60 anos de sua publicação original, em versão revista e ampliada, numa coedição da Editora Unesp e da Edufba. Esta obra clássica, escrita originalmente em 1959, é um dos melhores caminhos para entender o papel fundamental que exerce a região na vida nacional, desde o descobrimento até o término do segundo mandato de Antônio Carlos Magalhães no final do século passado.

Com didática e linguagem simples, o livro apresenta de forma crítica a história da Bahia, aliando um alto teor informativo com uma preocupação permanente relacionada a conceitos, definições e classificações. Ao final de cada um dos 26 capítulos, uma leitura sugestiva conduz ao âmago do tema tratado, seja lembrando a fundação de Salvador e os conflitos com a colônia ou os problemas de uma economia agrária voltada para a exportação e baseada no trabalho escravo, ou a constituição de 1946.

Além dos fatos, Luís Henrique Dias Tavares disseca também personagens como padre Manuel da Nóbrega, Mãe Menininha do Gantois, Gregório de Matos, Cipriano Barata, Castro Alves, Otávio Mangabeira e Anísio Teixeira. Para isso, percorre importantes passagens que, sob diferentes ângulos, ajudam a desvendar as características culturais e históricas do primeiro estado brasileiro, essenciais para compreender a formação do Brasil contemporâneo.

De acordo com o historiador e professor Carlos Guilherme Motta, “A reedição atualizada desta obra do professor Luís Henrique traz um sopro novo nos estudos históricos de cunho regional."

A obra pode ser adquirida no site da Editora Unesp.


Tags da postagem

Edufba editora unesp Bahia