Coletânea da Editora Unesp debate inovação e preservação na formação de professores

Obras podem ser baixadas gratuitamente

Em 13/07/2020 12:57
Atualizado em 14/07/2020 11:26

Notícia por ABEU

Coletânea da Editora Unesp debate inovação e preservação na formação de professores

O mais recente lançamento da Editora Unesp é a coletânea de artigos "Formação de educadores - Inovação e tradição: preservar e criar na formação docente", organizada por Iraíde Marques de Freitas Barreiro e Raquel Lazzari Leite Barbosa. 

Antes mesmo de a pandemia ter imposto o isolamento social, com a suspensão das aulas presenciais em grande parte do planeta, os desafios da formação docente no contexto da inovação tecnológica digital já se impunham como uma demanda concreta para a escola brasileira inserida no cenário social, econômico, político, cultural e educativo do século XXI. Mas, diante da situação atual, essas questões assumem um caráter emergencial.

Neste mundo em acelerada mudança, os pesquisadores indagam-se constantemente sobre o que conservar, como inovar, o que criar, o que substituir. Além disso, com a diversidade de visões esperada e desejada, salta dos textos reunidos uma ideia: a de que o trabalho individual (típico do docente tradicional) não permite ao professor o feedback para a descoberta e efetivação das inovações necessárias, o que só se consegue por um trabalho em equipe, com troca de experiências e tentativa de solução de problemas em conjunto.

A obra mantém esse olhar agudo sobre os usos e costumes da formação de professores, para todos os níveis de ensino, e apresenta questionamentos, estudos de caso e alternativas que podem embasar tanto discussões como práticas para a melhoria da educação brasileira.

O livro está disponível em formato digital no site da Editora Unesp.


Tags da postagem

editora unesp e-book ebook