Coletânea da Eduff reúne estudos sobre a paisagem na literatura luso-brasileira

Obra reúne 18 artigos

Em 07/02/2020 11:57
Atualizado em 10/02/2020 16:52

Notícia por ABEU

Coletânea da Eduff reúne estudos sobre a paisagem na literatura luso-brasileira

A Eduff acaba de lançar a coletânea “Páginas paisagens luso-brasileiras: estudos literários”. Organizada pela professora Ida Alves, do Instituto de Letras da UFF, a obra reúne estudos teórico-críticos sobre a paisagem como estrutura de sentido na literatura de língua portuguesa. Nessa perspectiva, a paisagem é pensada como uma construção cultural que reflete a relação entre espaço, visualidade e subjetividade, escrita, cultura e identidades. Segundo a autora, a noção de paisagem está presente e é discutida em diversas áreas do conhecimento.

Com uma interface entre Letras, História e Turismo, o objetivo do livro é também discutir a paisagem como a percepção sobre o estar no mundo e o estar na escrita, que seriam “lugares de habitação e reflexão cultural, social e estética”, a partir de experiências individuais ou coletivas. Os 18 artigos que compõem a obra guiam o leitor para apreensão da paisagem presente nos textos, o que é, em certa medida, uma nova forma de se analisar o autor e sua obra.

“Páginas paisagens luso-brasileiras: estudos literários” é fruto do projeto “Páginas Luso-Brasileiras em Movimento”, apoiado inicialmente pela Fundação Calouste Gulbenkian, de Lisboa, e, atualmente, pela Faperj. O projeto pretende divulgar autores e textos literários de língua portuguesa, com acesso livre on-line por meio do site do Real Gabinete Português de Leitura. 


Tags da postagem

eduff