Conheça os mais recentes lançamentos da Edufba

Obras podem ser adquiridas com desconto de até 30%

Em 04/05/2020 14:40
Atualizado em 04/05/2020 16:14

Notícia por ABEU

Conheça os mais recentes lançamentos da Edufba

A Edufba - Editora da Universidade Federal da Bahia acaba de lançar três obras, "Poder, local e transparência: os municípios brasileiros e a Lei de Acesso à Informação", "Lutas pela memória em África" e "A construção da notícia - interseções entre jornalismo e comunicação estratégica". 

A primeira obra, com autoria de Othon Jambeiro, Maristela Dias, Vanice da Mata e Rodrigo Ramos, aborda a questão da transparência na divulgação de informações acerca da gestão dos municípios brasileiros, por meio dos seus portais eletrônicos. O livro se atém objetivamente à verificação do atendimento a determinados artigos da Lei de Acesso à Informação (LAI), assim como busca identificar a possível relação entre o atendimento ao disposto nesses artigos e a dimensão populacional e índices socioeconômicos dos municípios. Além disso, o título examina a disponibilização, pelas prefeituras, de meios virtuais e presenciais pelos quais os cidadãos podem requerer informações a respeito da gestão, tal como determina a lei, e mostra que, embora seja alto o percentual desses meios, é muito baixo o índice de resposta às solicitações de informação feitas por meio da LAI. 

O segundo lançamento, "Lutas pela memória em África", reúne textos que refletem sobre o processo de produção, patrimonialização e fixação de memórias e de heranças políticas, seus contornos e tensões na África. A obra, organizada por Cláudio Alves Furtado e Lívio Sansone, visa resgatar dimensões relevantes da história africana na contemporaneidade, tal como demonstrar o quanto as narrativas que sustentam fatos tidos por atores sociais diversos como historicamente relevantes são (re)produzidas, veiculadas, manipuladas e mesmo glamourizadas ou tornadas em objetos mercadológicos. 

Por fim, a obra "A construção da notícia - interseções entre jornalismo e comunicação estratégica", de Claudiane Carvalho, objetiva analisar a construção da notícia na articulação entre jornalismo e comunicação estratégica, investigando o impacto dessa relação na tessitura da informação. A partir de questionamentos como "Que contratos são estabelecidos?, " Como são definidos os critérios de noticiabilidade?", " Como se consegue o efeito de sentido de verdade?", a autora conecta três domínios do conhecimento – a análise do discurso, a hermenêutica e as teorias do jornalismo -,  e reflete sobre a configuração do discurso informativo numa zona de convergência, que é constituída no processo de agendamento público com implicações na construção social da realidade.

As obras podem ser adquiridas, com desconto de até 30%, na Livraria 30Porcento.


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