Editora da PUC-Rio tem lançamento sobre a Ditadura Militar

Livro fala sobre os espaços em que se desenrolaram tanto a repressão quanto a resistência

Em 18/06/2018 14:22
Atualizado em 19/06/2018 11:05

Notícia por ABEU

Editora da PUC-Rio tem lançamento sobre a Ditadura Militar

Na última quarta-feira, 13/06, aconteceu o lançamento do livro “Lugares de memória: ditadura militar e resistências no estado do Rio de Janeiro”, que teve coordenação do professor José María Gómez (Departamento de Direito/PUC-Rio). O evento de lançamento foi organizado pela Editora PUC-Rio e pelo Núcleo de Direitos Humanos da PUC-Rio, e ocorreu no prédio Frings – Campus PUC-Rio.

O livro apresenta 101 lugares que foram cenários tanto de tortura, censura, como também de luta e resistência durante o período da Ditadura Militar (1964-1985). Os 101 lugares foram identificados a partir de relatos de vítimas desse período da história brasileira e mediante levantamentos topográficos, mapas, fotos, regiões geográficas, marcos temporais e memórias políticas. 

Essa obra é resultado do projeto de pesquisa “Políticas públicas de memória para o estado do Rio de Janeiro: pesquisas e ferramentas para a não repetição”, desenvolvida pela equipe do Núcleo de Direitos Humanos do Departamento de Direito (NDH) da PUC-Rio entre maio de 2014 e dezembro de 2016. 


Tags da postagem

Ditadura Militar resistência direitos humanos repressão Espaços Nível de Informação Nível de Comunicação editora puc rio