Editora da UFGD publica enciclopédia sobre povos indígenas do MS

A obra é uma compilação de artigos

Em 12/02/2019 14:59
Atualizado em 12/02/2019 15:43

Notícia por ABEU

Editora da UFGD publica enciclopédia sobre povos indígenas do MS

A obra “Povos indígenas em Mato Grosso do Sul: história, cultura e transformações sociais”, recém-lançada pela Editora da UFGD, é fruto de um longo trabalho de pesquisa de suas organizadoras, professora Graciela Chamorro e Isabelle Combès. O livro já pode ser baixado gratuitamente no catálogo da editora.

A enciclopédia é composta por uma compilação de artigos sobre os onze povos indígenas assentados no estado de Mato Grosso do Sul e áreas geográficas contíguas, reunindo histórias contadas ou escritas. Segundo as organizadoras, o desafio era produzir um material que promovesse a visibilidade dos atores indígenas na história da região e contribuísse para desconstruir as imagens depreciativas ou negativas dos grupos étnicos que continuam existindo na sociedade global. “Este trabalho responde a uma necessidade dos tempos modernos. É simplesmente a afirmação racional e científica de que a história de Mato Grosso do Sul não começa no momento de sua criação como estado, em 1977."

Para os povos indígenas, pretende-se apresentar um compêndio de sua história esquecida, desprezada ou ignorada; para a população não indígena, a outra cara de sua história; para docentes e estudantes, um material de estudo para sua formação na história indígena da região. Neste particular, objetiva-se um aporte para a implementação da Lei n. 11645, de 2008, que torna obrigatório o ensino da história e cultura indígenas em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio.


Tags da postagem

#editoraufgd Conhecimento da Humanidade Comportamento Social Nível de Comunicação Deveres e Compromissos Cidadania e Direitos #povosindígenas