Editora Fiocruz lança livro sobre política de controle do tabagismo no Brasil

Obra foi lançada no Dia Mundial Sem Tabaco

Em 01/06/2020 12:47
Atualizado em 01/06/2020 17:44

Notícia por ABEU

Editora Fiocruz lança livro sobre política de controle do tabagismo no Brasil

A Editora Fiocruz lançou, no último domingo (31), a obra "Política de Controle do Tabaco no Brasil", de autoria de Leonardo Henriques Portes, que investiga a Política Nacional de Controle do Tabaco, uma bem-sucedida estratégia sanitária das últimas décadas no cenário da saúde pública. A data não poderia ser mais apropriada para o lançamento: 31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco, evento que integra o calendário oficial de campanhas da Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1987.

A partir de pesquisa realizada anos antes da pandemia, o livro restringe as investigações sobre as políticas de controle do tabaco no Brasil ao período de 1986 a 2016 – que contempla o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) liderado pelo Inca. Porém, segundo o autor, a obra ganha novos contornos ao ser publicada em meio aos desafios da Covid-19. “Um elemento adicional é o momento em que o livro está sendo lançado, momento em que o mundo está se redescobrindo. Assim como todas as políticas de saúde, políticas sociais que se atrelam ao dever e às iniciativas do Estado, essa política (de controle do tabaco) também traz elementos a serem repensados”, ressalta Portes. 

Diante da maior emergência de saúde do século e dos enormes desafios que o Brasil enfrenta em meio à pandemia do novo coronavírus, as pesquisas em políticas públicas de diversas áreas do país ganham ainda mais relevância. Em estudos que mostram a relação entre o tabagismo e os grupos de risco para a Covid-19, dados apontam que a combinação entre a doença e a nicotina é extremamente prejudicial para os fumantes. Reconhecida como uma doença crônica, o tabagismo pode fazer com que as pessoas que fumam desenvolvam sintomas ainda mais graves em caso de contaminação pelo novo coronavírus.

A obra está disponível para aquisição digital na plataforma SciELO Livros. Posteriormente, ainda na primeira quinzena de junho, o livro impresso estará também disponível para aquisição nas livrarias e distribuidoras parceiras da Editora Fiocruz.

Confira todas as informação no portal da Editora.


Tags da postagem

editora fiocruz