Editora Fiocruz lança últimas obras do ano

Livros estão disponíveis em formato impresso e e-book

Em 21/12/2020 14:48
Atualizado em 21/12/2020 17:03

Notícia por ABEU

Editora Fiocruz lança últimas obras do ano

A Editora Fiocruz lançou, nas últimas semanas, suas três últimas publicações no ano: Manual de Sobrevivência para Divulgar Ciência e Representações Midiáticas da Saúde, e o e-book gratuito  Diplomacia da Saúde e Covid-19: reflexões a meio caminho

A primeira obra, das jornalistas Catarina Chagas e Luisa Massarani, traz em meio aos muitos desafios causados pela pandemia de Covid-19, o alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as fake news e a desinformação, que se propagam de forma tão rápida e tão perigosa quanto o vírus. Integrante da coleção Temas em Saúde, da Editora Fiocruz, o livro estará disponível para aquisição a partir de 16 de dezembro, nos formatos impresso – via Livraria Virtual da Editora – e digital, por meio da plataforma SciELO Books. A publicação inaugura a lista de propostas aprovadas em chamada pública da Editora para a coleção Temas em Saúde.  

Em quatro capítulos, as autoras contemplam as muitas ações e facetas da divulgação científica. Em um primeiro momento, o livro abarca uma parte mais reflexiva, incluindo aspectos mais conceituais e a contextualização da divulgação científica no Brasil, um movimento que já tem cerca de dois séculos de história. A abordagem levanta também questões mais contemporâneas, como as redes de desinformação causadas pela fake news. Em seguida, os capítulos dois e três trazem uma série de guias práticos sobre como fazer divulgação científica e manter com a sociedade um diálogo aberto sobre temas de ciência para os mais variados públicos, num universo que inclui, por exemplo, as crianças, os adolescentes, jornalistas e assessores de imprensa. E também mostram como utilizar diferentes veículos e ferramentas, como textos, vídeos, mídias sociais, podcasts, eventos e apresentações. 

Por fim, o quarto capítulo enfatiza aspectos tidos como fundamentais na divulgação científica: a abordagem de temas polêmicos e controversos, as crises de saúde, além de questões de gênero e diversidade. A obra destaca também a importância da avaliação de projetos de divulgação científica, seja enquanto essas iniciativas ainda estão ocorrendo ou após terem sido finalizadas. Verificar se os objetivos desejados foram ou não atingidos é fundamental para uma visão ampliada de cada projeto e para obter resultados cada vez mais positivos. 

No segundo lançamento, Representações Midiáticas da Saúde, os pesquisadores Igor Sacramento e Wilson Couto Borges discutem o lugar que a mídia ocupa nas configurações das representações de saúdes e doenças. Nos estudos analíticos presentes na obra, os autores contemplam questões do corpo que dialogam com a reconfiguração – causada pela pandemia – da ideia de fatores de risco. Além da obesidade, o título propõe contribuições para demais dimensões das representações midiáticas da saúde, como as noções de corpo em forma, cirurgia bariátrica, a cultura do fitness e a dismorfia corporal (marcada pela insatisfação obsessiva de uma pessoa com seu próprio corpo). 

Em cinco capítulos, o volume atravessa, de forma acessível e objetiva, diferentes momentos nas análises de representação. No início, eles propõem um “passeio teórico” sobre a noção de representação. Em seguida, investigam as construções discursivas de identidades e diferenças nas representações midiáticas sobre saúde e doença: o eu e o outro; o nós e o eles. Nos capítulos três, quatro e cinco são apresentadas análises mais específicas em torno das relações entre os discursos de promoção da saúde e as práticas de controle sobre as formas corporais. 

O terceiro e último lançamento da editora no ano de 2020 é o e-book  Diplomacia da Saúde e Covid-19: reflexões a meio caminho. A obra tem o intuito de reunir o conjunto de respostas, pesquisas e ações técnicas produzidas pela Fiocruz durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. Assim, o Observatório Covid-19 Fiocruz e a Editora Fiocruz iniciam, em coedição, a série Informação para Ação na Covid-19, organizada por Paulo Marchiori Buss e Luiz Eduardo Fonseca. O instant book engloba renomados pesquisadores das mais diversas áreas de saúde, diplomacia e relações internacionais, com a participação de 57 autores que escreveram contribuições e análises para o livro.

Confira todos os lançamentos no site da Editora Fiocruz. 


Tags da postagem

editora fiocruz e-book ebook e-books covid-19 pandemia