Editora Fiocruz relança biografia de Carlos Chagas em formato digital

Relançamento celebra o Dia Mundial da Doença de Chagas

Em 20/04/2020 11:21
Atualizado em 22/04/2020 04:31

Notícia por ABEU

Editora Fiocruz relança biografia de Carlos Chagas em formato digital

Em meio à maior emergência sanitária global dos últimos tempos, pela primeira vez ocorreu, no dia 14 de abril, o Dia Mundial da Doença de Chagas, que destaca e enaltece um marco da ciência brasileira para todo o mundo. Para celebrar a importância da data para a pesquisa científica do Brasil e, especialmente, para a Fiocruz, o livro "Carlos Chagas: um cientista do Brasil" está sendo relançado pela Editora Fiocruz em formato digital – e em acesso aberto – na plataforma SciELO Livros.

De autoria de Simone Petraglia Kropf e Aline Lopes de Lacerda, pesquisadoras da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a edição bilíngue (português/inglês) foi lançada em 2009, como parte das comemorações do centenário do anúncio da descoberta da doença de Chagas. Fruto de ampla pesquisa por parte das autoras, o álbum reúne um conjunto iconográfico singular e uma compilação dos mais expressivos documentos relativos à vida e à obra do médico sanitarista. Uma trajetória biográfica repleta de imagens e arquivos do cientista, contemplando capítulos sobre sua infância, sua formação médica e sua atuação como pesquisador, professor, diretor do Instituto Oswaldo Cruz e gestor na área de saúde pública federal. 

Em 2010, o livro foi finalista do Prêmio Jabuti, maior reconhecimento literário do país, na categoria Biografia. Uma nomeação de prestígio a uma obra que esmiuçou o percurso de um pioneiro da ciência nacional e que agora está inteiramente disponível em versão digital.

A obra está disponível para download em formato epub e pdf. Outras informações no site da editora. 


Tags da postagem

editora fiocruz covid-19 doença de chagas carlos chagfas editora fiocruz covid-19 doença de chagas carlos chagfas