Editora UFGD lança obras nas áreas de Geografia e História

Livros estão disponíveis em para download gratuito

Em 14/09/2020 10:56
Atualizado em 14/09/2020 15:27

Notícia por ABEU

Editora UFGD lança obras nas áreas de Geografia e História

A Editora UFGD lançou dois títulos, respectivamente, nas áreas de História e Geografia: "Desdobrando impressos: mulheres, educação e história", organizado por  Adriana Aparecida Pinto, Paula Faustino Sampaio e Ana Gonçalves Sousa; e "O urbano em Mato Grosso do Sul: abordagens e leituras", organizado por Maria José Martinelli Silva Calixto, Bruno Bomfim Moreno e Mara Lúcia Falconi da Hora Bernardelli. Ambos os livros estão disponíveis, em formato digital, no site da editora. 

Confira abaixo a sinopse das obras:

1. O urbano em Mato Grosso do Sul: abordagens e leituras, organizado por Maria José Martinelli Silva Calixto, Bruno Bomfim Moreno e Mara Lúcia Falconi da Hora Bernardelli

A obra reúne treze textos de estudiosos da área de Geografia do estado de Mato Grosso do Sul, cujas contribuições abordam a temática urbana sob diferentes enfoques analíticos, empíricos e teórico-metodológicos. Nessa perspectiva, visa a contribuir com os estudos urbano-regionais. O livro não apenas traz reflexões que abarcam a realidade sul-mato-grossense, mas revela um esforço colaborativo em reunir contribuições de estudiosos da área de Geografia do estado, reforçando a importância dos estudos empíricos, das pesquisas e das análises desenvolvidas em diferentes níveis.

2. Desdobrando impressos: mulheres, educação e história, organizado por Adriana Aparecida Pinto, Paula Faustino Sampaio e Ana Gonçalves Sousa

O livro está organizado em três eixos temáticos estruturantes: “Impressos, Educação e Mulheres – Caminhos diversos da pesquisa”; “Impressos, Imprensa e Mulheres – Abordagens socioculturais”; e “Impressos, Sujeitos e História – Operações possíveis”. Os textos são produções de pesquisadores, sediados em diversas regiões do país, que analisaram impressos, ora como fonte, ora como objeto, em perspectivas distintas, no entanto registram sua importância e pertinência aos estudos históricos, seja para compreender períodos recuados ou recentes. Os capítulos versam sobre impressos, educação, representações de mulheres e história, desenvolvem caminhos da pesquisa interdisciplinar e refletem acerca das possibilidades de análise de diferentes fontes e de diversas tipologias de impressos.


Tags da postagem

Editora UFGD ebook e-book