Editora UFRGS lança livro que debate sobre arte e natureza

Obra está disponível em formato digital para download gratuito

Em 10/08/2020 13:23
Atualizado em 10/08/2020 16:24

Notícia por ABEU

Editora UFRGS lança livro que debate sobre arte e natureza

A Editora UFRGS lançou, em formato digital, o livro “Ka’a: arte e natureza”, organizado por Maria Amélia Bulhões e Denis Rodriguez. De origem guarani, “Ka’a” significa "mato" e relaciona-se ao nome do instituto “Ivy Maraey”, que designa a terra sem males, procurada como um paraíso. A obra traz discussões teóricas e depoimentos dos artistas plásticos que tiveram a experiência da residência e dos críticos que os acompanharam nesta trajetória, e contém ainda imagens que permitem vislumbrar as ideias e os experimentos dos artistas.

A publicação contribui para difundir um tipo de residência que se realiza em meio à natureza e em diálogo com ela, oferecendo também um material reflexivo sobre o tema.Traz ainda um amplo levantamento bibliográfico sobre o tema "Arte e Natureza" e sobre residências artísticas, subsidiando algumas das reflexões realizadas ao longo do período de convivências e ampliando o universo de debate proposto.

A obra possui versão em espanhol e trata-se do primeiro livro digital da série Visualidade da Editora da UFRGS, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/UFRGS). O livro está disponível para download gratuito pelo LUME – Repositório Digital da UFRGS. Para mais informações sobre a publicação, confira um vídeo com uma das organizadoras, Maria Amélia Bulhões, no canal da Editora UFRGS no Youtube. 


Tags da postagem

Editora UFRGS ebook e-book