Editora UFRJ lança livro sobre o pensamento de Freud e a modernidade

Live de lançamento aconteceu na última quinta-feira (10)

Em 13/12/2020 21:57
Atualizado em 14/12/2020 21:26

Notícia por ABEU

Editora UFRJ lança livro sobre o pensamento de Freud e a modernidade

A Editora UFRJ acaba de lançar a obra Amor à verdade: o pensamento de Freud e a modernidade, de Luiz Paulo Leitão Martins, Doutor em Teoria Psicanalítica pela UFRJ e pela Universidade de Paris, e pesquisador associado ao Centro de Pesquisa de Psicanálise, Medicina e Sociedade da Universidade de Paris. Na última semana, quinta-feira (10), a editora realizou uma live de lançamento, com transmissão pelo perfil da Editora no Facebook e pelo canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no YouTube. A gravação da live está disponível em ambas as redes. 

Situado entre a psicanálise e a filosofia, o livro aborda a constituição histórica da psicanálise no contexto da modernidade. Considerando a centralidade do conceito de inconsciente, ele analisa as possibilidades da psicanálise, suas continuidades e rupturas em relação às formações discursivas da época, bem como a abertura que ela promove em direção a novas tecnologias e produções da subjetividade. Através de uma costura filosófica rigorosa que passa por Foucault, Deleuze e Badiou, o autor identifica na criação conceitual de Freud e de Lacan a formação de um pensamento crítico que permite a afirmação de uma via possível para a diferença.

Estiveram presentes na live, além do autor, os psicanalistas Leila Ripoll e Pedro Cattapan, este último professor de Psicologia da Universidade Federal Fluminense. A transmissão contou com o  apoio institucional do Fórum de Ciência e Cultura e da Diretoria de Acessibilidade da Reitoria da UFRJ (Dirac), que disponibilizou tradutores de Libras/Língua Portuguesa para tradução ao vivo do debate. A publicação já está à venda no site da Editora e nas lojas da Livraria da Travessa.


Tags da postagem

Editora UFRJ live ebook e-book