Editora UFRJ lança livros sobre sociologia urbana e governança

Os títulos acabam de se juntar à coleção da editora

Em 26/02/2018 14:50
Atualizado em 26/02/2018 18:10

Notícia por ABEU

Editora UFRJ lança livros sobre sociologia urbana e governança

A Editora da UFRJ acaba de lançar dois novos livros: "A sociologia urbana de Robert Park", organizado por Licia do Prado Valladares, com tradução de Wanda Brant, e "Governança, qualidade da democracia e políticas: teoria e análise", organizado por Marta Maria Assumpção Rodrigues.

O livro sobre sociologia urbana é a primeira publicação em português sobre um dos maiores sociólogos americanos do início do século XX, considerado o “pai” da sociologia urbana. A coletânea privilegia as reflexões de Park (1864-1944) acerca das questões urbanas que o afetavam diretamente, como pessoa, como jornalista e como pesquisador, e inclui seu único texto sobre o Brasil, resultado de um estudo realizado na Bahia sobre relações raciais, em 1937.

Já no segundo livro, o tema governança, embora seja um termo-chave do repertório político da atualidade, ainda é pouco estudado no Brasil. Serve para avaliar a capacidade do Estado/governo na formulação e implementação de políticas que aperfeiçoem a qualidade da democracia e incrementem os direitos, a felicidade e o bem-estar dos cidadãos. Os oito autores deste livro focalizam o conceito de governança a partir de vários ângulos que se complementam. O intuito é tratar da maneira mais abrangente possível os diversos processos e interações que amarram o Estado democrático à sociedade civil na produção de políticas.

Fonte: Ascom Editora UFRJ


Tags da postagem

Editora UFRJ lançamentos Nível de Informação Nível de Comunicação governança sociologia urbana