Editora UnB lança livro sobre luta de Honestino Guimarães em resistência à ditadura

O livro será lançado na data em que biografado completaria 70 anos

Em 20/02/2017 11:12
Atualizado em 20/02/2017 15:20

Notícia por ABEU

Editora UnB lança livro sobre luta de Honestino Guimarães em resistência à ditadura

O livro "Paixão de Honestino", de Betty Almeida, é o mais novo lançamento da Editora UnB, que relata a trajetória do líder estudantil Honestino Guimarães em sua luta por democracia e em defesa do povo oprimido. História e memória se entrelaçam e se complementam na obra biográfica do líder estudantil, desaparecido desde 10 de outubro de 1973.

Em sua pesquisa para o livro, a autora conviveu com as rememorações da mãe de Honestino, de seus irmãos, de sua filha, de suas ex-mulheres e de outros companheiros de luta. Também foi buscar em arquivos fontes oficiais para traçar um relato histórico fiel dos acontecimentos que marcaram a trajetória do militante que combateu junto ao movimento estudantil e se tornou protagonista de uma luta histórica e heroica pelo direito à liberdade e à cidadania.

“Paixão de Honestino” distingue-se da grande maioria das biografias por se propor a trazer à discussão elementos da memória e da “desmemória” brasileira em relação aos anos de chumbo, não como uma concepção linear do tempo, mas de como esse tempo pode nos conduzir à intensidade da história vivida por Honestino Guimarães e por muitos de seus companheiros de luta dentro do movimento estudantil, que atribuíram a si um papel histórico na esperança de transformação da triste realidade em que o país estava mergulhado.

O livro será lançado no dia 28 de março, data em que Honestino Guimarães completaria 70 anos. A homenagem prestada pela Universidade de Brasília incluirá o lançamento do título, mesa de debates e exibição de dois documentários sobre a vida do biografado – um realizado pelo CUCA/UNE e outro pela cineasta Maria Coeli.

Fonte: Ascom Editora UnB


Tags da postagem

Editora UnB Conhecimento da Humanidade Comportamento Social Nível de Informação movimento estudantil