Editora UnB lança livro sobre pesquisa etnográfica realizada no Timor-Leste

A pesquisa é focada no momento em que o país se reinventava como Estado Nacional

Em 16/05/2016 14:24
Atualizado em 16/05/2016 17:58

Notícia por ABEU

Editora UnB lança livro sobre pesquisa etnográfica realizada no Timor-Leste

“As donas da palavra: Gênero, justiça e a invenção da violência doméstica em Timor-Leste” é o mais recente lançamento da Editora UnB, escrito pelo Prof. do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, Daniel Schroetter Simião, em parceria com a antropóloga Kelly Silva.

A obra relata a pesquisa de campo realizada pelo casal de antropólogos no Timor-Leste, país recém-saído de um traumático período de luta, no momento de transição para sua independência até se reinventar como Estado Nacional. Neste sentido, o livro é uma importante colaboração para a compreensão de processos de administração de conflitos e dos respectivos sentidos de justiça, estudados a partir da interseção entre Antropologia e Direito.

Além disso, a etnografia apontou que a violência contra a mulher no Timor, do ponto de vista das instituições, não era considerada uma violência de gênero, sendo as agressões domésticas tidas como “agressão física”. Apenas a partir da entrada em cena do novo Estado-Nação que novas orientações passaram a privilegiar a proteção dos direitos individuais e a reparar os direitos daqueles que se sentiram agredidos. Portanto, a pesquisa relatada neste livro descreve, etnograficamente, as contradições presentes no processo de implantação de uma justiça formal e os impactos disso para as pessoas (especialmente as mulheres) que estão envolvidas nesse processo.

O evento de lançamento do título ocorreu no dia 10 de maio, às 18h, na Livraria UnB e Galeria 406 Norte, em Brasília. Para adquirir a obra, acesse: http://goo.gl/Etl3Gi ou visite a Livraria UnB.


Tags da postagem

Editora UnB Comportamento Social Nível de Comunicação Cosmopolitismo / Idiomas violência a mulher