Editora Unesp realiza live de lançamento com debate sobre educação estética e política

Transmissão acontece nesta terça-feira (24)

Em 23/11/2020 02:48
Atualizado em 23/11/2020 15:36

Notícia por ABEU

Editora Unesp realiza live de lançamento com debate sobre educação estética e política

A Editora Unesp realiza, nesta terça-feira (24) às 19h30, uma nova live em sua página no Facebook. A transmissão marca o lançamento do livro "Receita de Ambrosia: peça didática", de Maria do Rosario Longo Mortatti, e traz a discussão sobre a educação estética e política.  

O livro deriva do poema “Receita de ambrosia”, publicado no livro "Em sobressaltos: formação de professora", de mesma autora. O objetivo é problematizar a formação inicial de professores para a compreensão ativa do processo discursivo, considerando que, para ensiná-lo, não basta falar sobre. É necessário também mostrar, fazendo com que os futuros professores participem como alunos que se formam para o magistério. A autora inspira-se na concepção de “peça didática”, de Bertolt Brecht, com a finalidade de “educação estético-política”, por meio da encenação de um “modelo de ação”. A proposta, entretanto, não é apresentar um modelo a ser copiado ou prescrições a serem seguidas. Embora o termo “receita” (etimologicamente, “recebido”) remeta a um discurso instrucional, indicando relação de ingredientes e modo de fazer, o modelo de/em ação aqui encenado se caracteriza como roteiro de uma antirreceita, de um antirritual.

Participarão da live o professor de Literatura Brasileira da Unesp, João Luís Ceccantini; a autora da obra, Maria R. L. Mortatti; e o diretor-presidente da Fundação Editora Unesp, Jézio Gutierre, que será responsável pela mediação do debate virtual. Além disso, haverá sorteio dos livros já publicados pela autora. 

 

 

 


Tags da postagem

editora unesp live e-book ebook