Editora Unicamp lança mais três obras em setembro

Livros estão disponíveis para aquisição no site da editora

Em 31/08/2020 13:17
Atualizado em 01/09/2020 10:17

Notícia por ABEU

Editora Unicamp lança  mais três obras em setembro

A Editora Unicamp começa o mês de setembro com outras três novidades em seu catálogo: "Análises políticas sobre o poder judiciário: lições da ciência política norte-americana", "Lógica matemática: uma introdução" e "O futebol nas ciências humanas no Brasil". Os livros podem ser adquiridos, com descontos, no site da Editora.

Conheça as obras:

1. Análises políticas sobre o poder judiciário: lições da ciência política norte-americana, de Celly Cook Inatomi 

Como fazer uma análise política do Poder Judiciário? Devemos analisar os juízes como atores políticos, dotados de interesses e valores particulares? Ou devemos observar a função desse poder na manutenção de uma ordem econômica? Ou, ainda, enfatizar que existem limitações institucionais para a atuação política dos juízes? O objetivo deste livro é auxiliar pesquisadores a trabalharem com estas e outras questões. Para isso, explora o debate da ciência política norte-americana, extraindo lições críticas que evitem a sua avaliação apressada. Apresenta as diferenças e as semelhanças entre os modos de análise do Poder Judiciário, revelando que elas são muito mais complexas do que supomos e podem apresentar saídas teórico-metodológicas bastante criativas.

 

2. Lógica matemática: uma introdução, de José Carlos Magossi

Lógica matemática é um assunto presente em muitos ramos do conhecimento: computação, engenharia, linguística, inteligência artificial, filosofia, matemática, eletrônica, entre outros. Neste livro os principais conceitos da lógica clássica são apresentados com um adequado equilíbrio entre intuição, motivação e abordagem formal. Serve como uma boa introdução à argumentação matemática, desmistificando a temida palavra “demonstração”. Inicia com cálculo proposicional clássico e finaliza com cálculo de predicados de primeira ordem, sempre com a utilização do sistema de tableaux como método dedutivo alternativo ao axiomático, também apresentado na obra. Em linguagem acessível e didática, o texto traz bons exemplos e, sempre que possível, aproxima-se de questões do dia a dia. Em todos os capítulos, além de aplicações à matemática, há uma seção final com excelentes exercícios de fixação de conteúdo, seguidos por outros, mais sofisticados, indicados como atividade de pesquisa. Esta obra destina-se não apenas a alunos de graduação de diferentes cursos, mas também a leitores interessados em raciocínio lógico em geral.

 

3. O futebol nas ciências humanas no Brasil, organizado por Sérgio Settani Giglio e Marcelo Weishaupt Proni

Este livro reúne um time campeão, composto por pesquisadores de peso, oriundos de diversas áreas do conhecimento. É uma iniciativa inédita no Brasil, por sua abrangência. Retrata o futebol como objeto de estudo no campo da política, da história, da sociologia, da antropologia, da geografia, da economia, da pedagogia, da comunicação e da literatura. Os capítulos tratam de temas tradicionais, como identidade nacional, democracia e racismo. E também de assuntos frequentes em debates promovidos pela mídia esportiva, como a produção de ídolos, a violência entre torcidas e a Copa do Mundo. Em sintonia com questões atuais, o livro traz ainda estudos sobre o árbitro de vídeo e sobre gênero. Sem dúvida, na academia, o futebol é levado muito a sério.


Tags da postagem

editora unicamp