Editora Unicamp se prepara para lançamento coletivo em abril

Os títulos serão lançados durante a 26ª Festa do livro

Em 27/03/2017 12:29
Atualizado em 27/03/2017 18:16

Notícia por ABEU

Editora Unicamp se prepara para lançamento coletivo em abril

A Editora da Unicamp vai realizar a sua 26ª Festa do Livro nos dias 05 e 06 de abril, com descontos de 50% e 70% em mais de 500 títulos da Editora. Ao longo dos dois dias de evento, a Editora vai lançar cinco novos títulos. Três deles são "Romances em movimento: a circulação transatlântica dos impressos", organizado por Márcia Abreu; "Planejamento da produção de cana-de-açúcar no contexto das mudanças climáticas globais", organizado por Jurandir Zullo Jr., Claudia Castellanos Pfeiffer e André Furtado; e "Alinhavando o tempo e tecendo lembranças: histórias das bibliotecárias e dos bibliotecários na Unicamp", de Maria Solange Pereira Ribeiro.

O primeiro traz uma nova história da ficção oitocentista. Nova, pois não se restringe a um espaço nacional, considerando, ao contrário, a circulação dos romances entre a Europa e o Brasil. Nova, pois dá importância à leitura e aos leitores, entre os quais se destacam os letrados da época. Nova, pois presta atenção às condições materiais de produção e comercialização dos impressos. Desta forma, transformam-se o conjunto de obras relevantes, a base geográfica e a cronologia, e constrói-se uma história em que editores e livreiros, gabinetes de leitura e bibliotecas, escritores de sucesso e autores canônicos são igualmente importantes e na qual o tempo não flui sempre para frente, apagando o que ficou para trás.

"Planejamento da produção de cana-de-açúcar no contexto das mudanças climáticas globais", por sua vez, apresenta algumas das análises realizadas no interior de um projeto interdisciplinar em que se colocaram em questão as possibilidades de expansão das áreas de plantio da cana-de-açúcar, elaborando cenários que incorporaram elementos advindos dos estudos ambientais, sobre dinâmica populacional, segurança alimentar e economia. Ao lado dessa questão, encontram-se reflexões sobre a importância da divulgação científica e sobre as possibilidades de alcançar resultados no caso específico das mudanças climáticas. É esse conjunto de ideias que se pretende fazer circular.

Por fim, "Alinhavando o tempo e tecendo lembranças" traz a fala dos profissionais que fizeram a história do nascimento e do crescimento das bibliotecas nas décadas de 1960 a 1990. Portanto, o propósito deste livro de relatos é dar a conhecer em que bases as bibliotecas atuais estão alicerçadas. Neste momento em que a Unicamp completa 50 anos de existência, é gratificante saber que os bibliotecários, com seus fazeres, contribuíram e contribuem para organizar e disseminar a informação à comunidade acadêmica desta conceituada instituição, o que se faz, ainda hoje, agregando outras competências, facilitadas pela tecnologia.

Fonte: Ascom Editora da Unicamp


Tags da postagem

editora unicamp 26ª Festa do Livro da Editora da Unicamp lançamentos Nível de Informação